Biblioteca da Nazaré dispensa quatro técnicos

Câmara garante que serão substituídos por funcionários devidamente habilitados do quadro de pessoal da autarquia.

Foto
Nazaré Pedro Cunha

Um técnico superior e três assistentes técnicas que desempenhavam funções na Biblioteca Municipal da Nazaré foram dispensados, mas serão substituídos em breve por funcionários que integram os quadros da autarquia e que dispõem das necessárias competências técnicas, garantiu ao PÚBLICO o vice-presidente da Câmara, Manuel Sequeira.

Os contratos a termo certo que os quatro funcionários mantinham com a empresa municipal Nazaré Qualifica expiraram na segunda-feira e não foram renovados. Esta terça-feira, a biblioteca esteve aberta no horário normal, mas já funcionou com apenas três funcionários.

Numa reunião da assembleia municipal realizada no dia 21 de Fevereiro, o presidente da autarquia, o socialista Walter Chicharro, justificou a decisão com as dificuldades financeiras que a câmara enfrenta. Interpelado nessa reunião por um representante da direcção da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), Bruno Eiras, Chicharro, que conquistou a câmara nas últimas eleições autárquicas, argumentou que esta política de contenção de custos resulta do excesso de endividamento da autarquia em 2013, uma situação que afirma ter herdado do executivo anterior, liderado por Jorge Barroso, um independente eleito pelo PSD.

Chicharro também assegurou que os cargos dos técnicos agora dispensados seriam preenchidos por funcionários do quadro da câmara com formação em biblioteconomia e documentação. Bruno Eiras disse ao PÚBLICO que a BAD irá acompanhar o processo para perceber se os técnicos dispensados irão efectivamente ser substituídos.

Manuel Sequeira reconhece que “cortar relações laborais nunca é agradável”, mas que, “na actual conjuntura económica, os funcionários em causa já sabiam que isto poderia acontecer”. O vice-presidente da autarquia assegura que “a planificação da biblioteca vai ser executada” e que esta vai funcionar em pleno. Adianta que todos os quatro funcionários serão substituídos e afirma esperar que os novos técnicos da biblioteca possam assumir funções “já a partir da próxima segunda-feira”.

Sugerir correcção
Comentar