Depois da eliminatória de quarta-feira sobraram três finalistas, o polaco Sebastian Perlowski, o coreano Hyun-Jin Yun e o austríaco Azis Sadikovic. Foi este último que, após a final que decorreu durante todo o dia de quinta-feira, foi escolhido como vencedor do Concurso Jovens Maestros 2013 pelo júri composto pelo maestro Cesário Costa, director artístico da Orquestra Metropolitana, pela maestrina Joana Carneiro e pelo violinista Aníbal Lima.
O Concurso Jovens Maestros insere-se no Festival para um Instrumento, co-produção entre a Orquestra Metropolitana de Lisboa e o Teatro São Luiz, que neste ano, depois do enfoque no piano, violino e flauta nas edições anteriores, foi dedicado ao maior de todos os instrumentos, a orquestra. O concurso, que teve início quarta-feira, atraiu 145 candidatos oriundos de 35 países, das quais foram seleccionados os dez jovens maestros concorrentes ao prémio.
O vencedor, Azis Sadikovic, irá dirigir a Metropolitana sábado, às 21h, no São Luiz. Voltará a dirigi-la num concerto da próxima temporada da Orquestra – nisso consiste o prémio atribuído pela Caixa Geral de Depósitos.
Azis Sadikovic nasceu em Viena em 1983 e o seu percurso inclui, até ao momento, a direcção da Orquestra Filarmónica de Jena, da Rádio Nacional Dinamarquesa ou da Sinfónica da Caríntia. Tendo estudado Direcção de Orquestra com Georg Mark e violino com Werner Hink, já trabalhou com nomes como Natália Ushakova, Mojca Erdmann, Florian Boesch, Julia Fishcer, Julian Rachlin, Lidia Baich ou Elisabeth Leonskaja. A temporada 2013/2014 irá encontrá-lo como assistente na Opéra National du Rhin, em Estrasburgo.

Comentar