Arrancou o Optimus Alive e o céu nublado é tudo menos preocupante

Fotogaleria
As Deap Vally deram uma volta feminina ao habitualmente masculino rock’n’roll Nuno Ferreira Santos
Fotogaleria
Os Stereophonics e o seu rock de estádio, para britânico ver Nuno Ferreira Santos
Fotogaleria
Festivaleiros voltam ao Parque Marítimo de Algés como quem regressa a uma casa de Verão Nuno Ferreira Santos
Fotogaleria
Os escoceses Biffy Clyro foram dos primeiros a actuar no Optimus Alive Nuno Ferreira Santos
Fotogaleria
O entusiamos dos fãs de Biffy Clyro Nuno Ferreira Santos

O céu nublado ameaça cair sobre a cabeça de quem caminha pelo recinto, mas essa é por agora a última das preocupações do muito público já presente neste final da tarde no Parque Marítimo de Algés para assistir ao primeiro dia do Optimus Alive. Festival é festival e este define-se mal damos os primeiros passos no seu perímetro. No palco principal, os Stereophonics tocaram o rock de estádio para britânico ver e os britânicos viram e aplaudiram e os restantes cantaram igualmente quando a banda pediu que se fizesse ouvir o refrão: “Maybe tomorrow / I’ll find my way home”.

É provável que os versos sejam premonitórios para a maioria do público que, entre os britânicos no palco principal e as Deap Vally, o duo que dá volta feminina e muitos decibéis ao habitualmente masculino rock’n’roll, no secundário, colhe a música que puder enquanto deita o olho à actividade à sua volta. A decoração típica de um festival de Verão já está presente. As raparigas adolescentes, acompanhadas pelas mães, com t-shirts dos Green Day, cabeças-de-cartaz deste primeiro dia; os anjos que têm sexo e há-os de ambos (as asas são oferta de um dos patrocinadores); os chapéus de palha que adornam várias cabeças (oferta de outro patrocinador), os foliões que ameaçam atropelar o povo em deambulação nos riquexós modernos, ou seja, “pedalados”, ou o grupo de ingleses vestidos a rigor com o equipamento da sua equipa preferida (Newcastle? Notts County?).

No Optimus Alive, espaço que os habitués já reconhecem sem dificuldade e por onde se orientam como se este se tratasse de uma casa de Verão com muitos verões no currículo, estão a começar as festividades. Os escoceses Biffy Clyro agradecem com um “obrigado” foneticamente correcto os aplausos no final de mais uma canção, o público divide-se entre os que vêem as bandas, os que aguardam amigos por chegar e os que se adiantam e invadem a zona de restauração para despachar já a parte do jantar, forma de aguardar sem preocupações os concertos de Vampire Weekend, Dead Combo ou Edward Sharpe & The Magic Zeros, no palco Heineken. Ou o de AlunaGeorge e de Jessie Ware, no Optimus Clubbing. E o de Two Door Cinema Club e dos Green Day no principal.

Depois de todos eles, chegará às 3h, a surpresa Marky Ramone Blitzkrieg (ex-baterista dos Ramones) com Andrew WK, substituto dos Death From Above 1979, cujo concerto foi nesta sexta-feira cancelado, segundo a banda, por “emergência médica”.

Sugerir correcção
Comentar