"Aquele querido mês de Agosto" vence grande prémio do Festival Caminhos do Cinema Português

Foto
"Aquele querido mês de Agosto" já venceu vários prémios em festivais internacionais. Paulo Ricca/Arquivo

O filme "Aquele querido mês de Agosto", de Miguel Gomes venceu ontem o grande prémio da 16ª Edição do Festival Caminhos do Cinema Português. O festival decorreu em Coimbra entre os dias 18 e 26 deste mês e apresentou a concurso 65 curtas e longas-metragens produzidas no último ano.

O júri salientou "um impressionante, refrescante e estimulante valor artístico" no filme de Miguel Gomes, que já recebeu vários prémios em festivais internacionais e que marcou presença no Festival de Cannes o ano passado.

"Entre os dedos", de Tiago Guedes e Frederico Serra venceu o prémio de melhor longa-metragem, pelas "poderosas interpretações dramáticas de Isabel Abreu, Filipe Duarte e Gonçalo Waddington" diz o júri. António Gonçalves e Ricardo Oliveira receberam o prémio de melhor curta-metragem por "Os Vigilantes" e "Cândido", de Zepe, foi considerada a melhor animação.

A realizadora Catarina Alves Costa recebeu o prémio de melhor documentário por "Falamos de António Campos", revisitação do trabalho e da vida daquele documentarista. Joana Cunha Ferreira, que assinou a direcção de produção desse filme, foi distinguida com o prémio revelação pelo envolvimento em documentários "de grande valor artístico e cultural".

Promovido pelo Centro de Estudos Cinematográficos da Associação Académica de Coimbra, o festival integra, além da secção competitiva, uma outra intitulada Caminhos Júniores, dirigida a crianças entre os três e os dez anos.

Sugerir correcção
Comentar