Apoios às artes de 11 milhões estão prontos a ser lançados

Foto
O secretário de Estado da Cultura (numa foto de arquivo) está hoje no Parlamento Miguel Manso

O novo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, anunciou esta quarta-feira na Assembleia da República ter assinado “ontem ao fim do dia” os despachos para todos os apoios do Estado às artes e que na Direcção-Geral das Artes haverá uma verba "na casa dos 11 milhões de euros", incluindo os 600 mil euros do apoio à internacionalização. Os "concursos vão estar abertos para a semana", disse o secretário de Estado.

Segundo Barreto Xavier, que fala na discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2013, haverá “um novo paradigma”, pois os subsídios ontem aprovados, e que deveriam ter sido lançados em Setembro, “alteram substancialmente” as lógicas de apoio à criação. Haverá “uma verba menor” para apoios directos e uma “verba maior” para os apoios tripartidos do que no modelo anterior.

A ideia, explicou, será apoiar uma “rede de organizações pelo território”. Isto poderá apontar para um modelo há muito estudado de apoios, por exemplo, à rede de cineteatros que, por sua vez, distribuirão verbas a criadores e companhias através de encomendas e parcerias.

No comunicado enviado para as redacções, a Secretaria de Estado da Cultura informa que a Direcção-Geral das Artes vai processar os pagamentos aos artistas das verbas correspondentes a Outubro, Novembro e Dezembro deste ano.

O mesmo comunicado revela também o valor exacto do orçamento geral para a Cultura para 2013, e que é de 189,7 milhões de euros, "semelhante ao do ano de 2012". A este valor terão contudo que ser retirados 20% a 30% em cativações.

Notícia em actualizada às 14h20

Sugerir correcção
Comentar