O secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, anunciou quarta-feira, na Assembleia da República, que o concurso de apoio à internacionalização das artes para 2013 abrirá no mês de Janeiro.
O secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, anunciou quarta-feira, na Assembleia da República, que o concurso de apoio à internacionalização das artes para 2013 abrirá no mês de Janeiro.
Aos deputados da Comissão de Ciência e Cultura, o secretário de Estado não quis avançar uma data concreta, nem com o calendário processual. Barreto Xavier confirmou o que já havia dito na audição de 14 de Janeiro no Parlamento, ou seja, que o valor de 600 mil euros é semelhante ao valor executado em 2012. Contudo, no comunicado que agora emitiu, o secretário de Estado não avança com o número de projectos a apoiar. “Estes apoios visam apoiar as entidades artísticas no desenvolvimento da sua presença e poder de afirmação, com as correspondentes mais-valias em termos de criação e de fruição, promovendo os ativos intangíveis, a presença internacional do País e o valor económico da Cultura”, esclareceu Jorge Barreto Xavier.
No relatório relativo a 2012 que a Direcção-Geral das Artes, responsável pelos concursos, apresenta no seu site foram apoiados 74 projectos de 61 entidades, para um total executado de 596,3 mil euros. O concurso previa um máximo de 100 projectos a apoiar. A área que mais apoios recebeu foi o teatro (20), seguido de cruzamentos disciplinares (15), música (sete), dança e artes plásticas (ambas com seis), arquitectura (três) e, por fim, o design e a fotografia (dois projectos em cada área).
O Brasil liderou a lista de 25 países com 37 projectos, seguido de Cabo Verde (sete), Argentina (quatro) e Angola, China, Espanha e Moçambique (dois projectos para cada país). Os restantes 17 países têm apenas um projecto. No site, não é apresentada uma relação entre a área dos projectos e os países onde foram apresentados.
O período de execução dos projectos apoiados, começado a 15 de Agosto 2012 ainda decorre até 31 de Março 2013. No ano passado a composição do júri, que inclui um representante da Direcção-geral das Artes e um da AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, ficou marcada por alguma polémica, pela inclusão da cantora Lura. A composição do júri do novo concurso não foi anunciado.

Comentários