Álvaro Siza agora desenha... um ar condicionado

Parceria com empresa de Penafiel para um aparelho de ventilação

Fotogaleria
O novo aparelho desenhado por Siza DR
O arquitecto caiu e fez uma fractura no braço direito
Fotogaleria
Álvaro Siza Fernando Veludo/NFactos

É rectangular, branco e simples: um novo ventiloconvector vertical de parede que tem como particularidade ter sido desenhado pelo arquitecto Álvaro Siza para a EVAC, uma empresa de Penafiel.

A empresa anunciou esta segunda-feira o novo produto, com assinatura de Álvaro Siza, destinado à climatização de edifícios, sobretudo museus, escolas ou hospitais, como explicou ao PÚBLICO Pedro Sousa Lapa, da EVAC, mas também usado em condomínios ou residências particulares.

A parceria entre a empresa e o arquitecto português, Prémio Pritzker de 1998 e Leão de Ouro da Bienal Internacional de Arquitectura de Veneza, surgiu há um ano "para responder a uma necessidade que existia na arquitectura: aparelhos [de ar condicionado] com alguma estética porque os arquitectos, sempre que precisavam destes equipamentos, tinham necessidade de os camuflar", explica Pedro Sousa Lapa. O resultado, considera, é "um compromisso entre a estética e a funcionalidade, o bom design e o funcionamento" do equipamento, cujos preços variam conforme os modelos e que partem dos 250/300 euros por peça.  

Além de ser o mais premiado dos arquitectos portugueses, Álvaro Siza tem também uma profusa actividade como designer, desde as peças de mobiliário de alguns dos seus projectos, na linha de um trabalho sob a ideia de "obra total". São dele as peças que preenchem o interior da sua Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre (Brasil), ou do Salão de Chá da Boa Nova, em Matosinhos, ambos projectados pelo arquitecto, mas também tem linhas de mobiliário para marcas e peças de interiores no Museu do Prado, em Espanha. 
 
 

Sugerir correcção
Comentar