Afinal não vamos ver Rodriguez no Primavera Sound

Rodriguez, previsto para tocar no Primavera Sound, no Porto, a 31 de Maio, cancelou a sua actuação

O documentário Searching For Sugar Man revelou em 2012 a incrível história de Rodriguez DR

Era um dos momentos mais aguardados no próximo festival Primavera Sound, no Porto, o momento em que encontraríamos Rodriguez em palco, depois de lhe descobrirmos os dois álbuns, depois de lhe conhecer a história no muito celebrado documentário Searching For Sugar Man. Era. A organização do festival anunciou em comunicado que o autor de Cold Fact cancelou os concertos marcados para os dois Primavera Sound, o de Barcelona, em que actuaria a 25 de Maio, e o do Porto, a que chegaria dia 31.

O cansaço, culpa dos seus 70 anos e da saúde frágil, parece ser a razão para o cancelamento. A organização do festival cita um comunicado do músico: "Depois de muitos meses em digressão, Rodriguez viu-se obrigado a tomar a difícil decisão de cancelar e reagendar a primeira semana da tour europeia com o objectivo de preservar a sua saúde e energia, de modo que não poderá actuar no Primavera Sound". Barcelona, porém, não perderá tudo. Dia 8 de Julho, Rodriguez actuará na cidade, no Poble Espanyol, "casa" das primeiras edições do festival. 

A organização adianta ainda que os portadores de bilhete que, dado o cancelamento, não desejem assistir ao festival, poderão trocá-lo entre 20 e 24 de Maio por um para o concerto de Rodriguez a 8 de Julho, em Barcelona. Em Espanha, o cantor de Sugar Man será substituído pelos Chucho, banda de culto do rock independente espanhol da década de 1990. Na edição portuguesa, o substituto será anunciado brevemente.

Sixto Rodriguez, nascido em 1942 em Detroit, lançou dois álbuns no início da década de 1970, Cold Fact e Coming From Reality. Apesar do reconhecimento dos seus produtores e daqueles que se cruzaram com a sua música, uma folk extraída ao pulsar das ruas, engrandecida pela presença de banda, ambos os álbuns foram um tremendo fracasso comercial. Rodriguez abandonou a carreira musical em 1974.

Nos anos seguintes, enquanto o músico regressava ao seu trabalho na construcção civil, estudava filosofia na Universidade de Detroit e continuava a exercer a sua cidadania de forma activa, candidatando-se a cargos municipais na sua cidade, os seus álbuns chegavam à África do Sul e à Austrália, eram copiados aos milhares e colocados no mercado. Rodriguez, porém, não sabia do seu sucesso na Austrália, não sabia que era tão famoso quanto Beatles e Rolling Stones na África do Sul, país em que a sua música se tornou banda-sonora dos activistas anti-aparheid.

Searching For Sugar Man, documentário do sueco Malik Bendjelloul que conta a incrível história de Rodriguez, que acabaria por pisar solo sul-africano pela primeira vez em 1998, tocando para milhares de fãs, transformou o músico numa das celebridades musicais de 2012. Em Fevereiro deste ano, foi distinguido pela Academia de Hollywood com o Óscar para Melhor Documentário. 

Comentários

Comentar

Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários.

Caracteres restantes:

Nos Blogues