A sensibilidade é uma arma no Festival Para Gente Sentada

Sexta-feira será dia de Festival Para Gente Sentada e Santa Maria da Feira acolhe como cabeça de cartaz Patrick Watson, que passará antes, quinta-feira, por Lisboa

Foto
Patrick Watson, que deu o seu nome à banda que lidera, é figura de culto em Portugal

Terá um dia de duração e quatro nomes para manter íntegra a sua personalidade. O canadiano Patrick Watson, a francesa Mélanie Pain e os portugueses Emmy Curl e Little Friend apresentam-se no Cine-Teatro António Lamoso. Nove anos depois da estreia, o Festival Para Gente Sentada continua a construir a sua história.

Em 2004, Santa Maria da Feira inscreveu o seu nome no roteiro de festivais portugueses. Fê-lo de forma personalizada. O nome era desde logo uma indicação: Festival Para Gente Sentada. Ou seja, não se tratava de simplesmente agrupar uma série de bandas no no Cine-Teatro António Lamoso. Tinha conceito definido, tinha personalidade: singer songwriters, músicos para ouvirmos concentrados, atentos às palavras. Sentados. Em 2004, ouvimos Sufjan Stevens e Devendra Banhart (e as pessoas até se levantaram para dançar no final) imediatamente antes da sua explosão mediática. Ouvimos em edições posteriores, porque o festival tem conceito mas não é dogmático, bandas de pop literata como os Camera Obscura, o blues de Legendary Tigerman ou as visões apocalípticas de Woven Hand. Passadas oito edições, o festival mantém-se fiel aos propósitos iniciais. Sexta-feira, Santa Maria de Feira acolhe o 9º Festival para Gente Sentada. Um dia de duração: sobem a palco Patrick Watson, banda centrada num homem que, antes, quinta-feira, actua em Lisboa, no Tivoli, a francesa Mélanie Pain e os portugueses Little Friend e Emmy Curl. O início está marcado para as 20h e os bilhetes custam 22€.

O canadiano Patrick Watson, que deu o seu nome à banda que lidera, é um músico que já conhecemos bastante bem. Verdadeira figura de culto em Portugal, autor de concertos que conquistam pela emotividade e capacidade de entrega ao momento – há uns anos, em Lisboa, vimo-lo transformar uma quebra de energia num improviso emocionante partilhado com o público –, Watson tem afinidades com a folk confessional do velho Sufjan Stevens e uma queda para a melancolia expressa nas teclas de um piano. Chega a Portugal com o último Adventures In Your Own Backyard, editado em 2012, como mote para o concerto.

Mélanie Pain, por sua vez, emancipou-se dos anos em que acompanhou os Nouvelle Vague para se tornar uma voz em que a sensibilidade indie britânica original, muito twee, se conjuga com a genética yé yé francesa, tudo embrulhado em produção que denuncia a modernidade do conjunto. Editou até ao momento dois álbuns, My Name (2009) e Bye, Bye Manchester (2012), e suspeitamos que April March, a mais francesa das cantoras americanas, seja fã.

O cartaz completa-se com Little Friend e Emmy Curl. Esta é o pseudónimo da transmontana Catarina Miranda, que vem construindo discretamente um percurso sólido, assente em música que transforma um desejo de recolhimento em canções tão românticas quanto oníricas, qual Tori Amos inspirada pela majestosa imponência da natureza. Editou Origins no final de 2012 e anda desde então a apresentá-lo pelo país. Little Friend, por sua vez, é John Almeida, nascido em Londres e de origem portuense, colaborador, por exemplo, dos We Trust de André Tentúgal, e que a solo faz jus ao nome do festival em que se apresenta. Música Para Gente Sentada. Uma busca interior, um quase sussurro que cresce da guitarra acústica para a companhia gentil de uma banda.  

Sugerir correcção
Comentar