A paisagem britânica na Royal Academy

Exposição dedicada aos mestres da pintura paisagista no século XVIII é aberta ao público este sábado.

A paisagem britânica vista pelos seus maiores mestres, John Constable, Thomas Gainsborough e J.M.W. Turner é o tema da exposição que este sábado abre ao público na Royal Academy of Arts, em Londres.

Uma tela com um céu carregado de nuvens e apenas uns ramos de árvore a ocuparem o canto inferior direito, em Cloud Study, Hampstead, Tree at Right, de Constable, ou uma paisagem idílica pintada por Gainsborough, onde se vê um pastor com as suas ovelhas, são duas das obras em destaque na exposição, que pretende mostrar que a pintura paisagista é tão significativa como qualquer outro género e também a importância da escola britânica de paisagem.

Segundo o comunicado da Royal Academy, esta exposição, que tem como nome Constable, Gainsborough,Turner e a Construção da Paisagem, oferece “uma oportunidade para explorar a génese desta tradição na paisagem, considerada por muitos como uma das mais distintivas contribuições britânicas no mundo da arte”.

No total, são 120 os trabalhos que compõem a exposição da Royal Academy. Além das pinturas, estão expostos ao público desenhos, livros e material de arquivo da própria colecção da Royal Academy of Arts.

Mais do que a pintura, a exposição analisa a relação entre os artistas e a divulgação da sua obra, através da gravura e de outras técnicas de impressão, no século XVIII e no início do século XIX. “A impressão tornou-se num novo meio para a apreciação da paisagem na arte”, disse à BBC Nick Savage, responsável pela colecção e pela biblioteca da Royal Academy, explicando que a reprodução das pinturas permitiu que estas fossem apreciadas por um maior número de pessoas. “Deixou de ser para a elite. As pessoas podiam comprar gravuras muito mais baratas e tê-las expostas em suas casas.”

Durante os séculos XVIII e XIX, sublinha a Royal Academy, houve uma mudança no estilo da pintura de paisagem, representada aqui pelos trabalhos de Gainsborough, pelas paisagens sublimes e emocionalmente carregadas de Turner e pelas cenas sentimentais e românticas de Constable,

A exposição vai estar aberta, em Londres, até 17 de Fevereiro de 2013.
 
 
 
 
 
 

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.

Nos Blogues