A “Lista Negra” da indústria do cinema americano é uma janela para o futuro

A Black List reúne desde 2005 os melhores argumentos não utilizados pela indústria americana. Foi revelada a deste ano: a "tendência" são as histórias de vida de gente com existência para além da tela, como a jovem Hillary Clinton dividida entre a carreira política e o amor pelo namorado Bill

Muitos projectos de filmes biográficos, dedicados a Marlon Brando ou Hillary Clinton, cinema de terror, argumentos com jovens com cancro como protagonistas e, em primeiro lugar, uma história muito americana à volta de um desporto para americanos. Eis a Black List 2012.

Isto não é uma lista, é uma janela aberta para o futuro. Isto é a Black List, a “lista negra” que um executivo da indústria americana, Franklin Leonard, elabora desde 2005. Foi quando surgiram nela que os produtores de Hollywood despertaram para Juno, Os Descendentes, Quem Quer Ser Bilionário? ou O Discurso do Rei. A Black List, compilação anual, devidamente hierarquizada, dos melhores argumentos por produzir, é uma janela aberta para o futuro. Na “lista negra” de 2012, revelada esta semana, estão projectos de filme dedicados a Sam Peckinpah ou Marlon Brando, cinema de terror, muita coisa “baseada em factos reais” e um inesperado trio de argumentos que têm como protagonistas jovens com cancro.

Votada por 290 executivos da indústria, a Black List 2012, ao contrário de edições anteriores, não inclui em posições de destaque nomes reconhecidos como Quentin Tarantino ou Aaron Sorkin. Em primeiro lugar surgem Rajiv Joseph e Scott Rothman com uma história muito do seu país: o director de uma equipa de futebol americano que, para a salvar, tem que negociar com sucesso o jogador de topo do recrutamento (a Paramount já tem o argumento debaixo de olho). Ex-aqueo em segundo estão duas histórias reais: a do inspector que procurou três crianças desaparecidas numa praia australiana, em 1966, durante 40 anos (A Country of Strangers, de Sean Armstrong), e a de Ted Geisel, o autor de literatura infantil responsável, por exemplo, por Grinch, a criatura que roubou o Natal (Seuss, de Eyal Podell e Jonatahn Stewart).

Descendo na lista, continuam os argumentos que fazem a crónica de vida de gente com existência para além da tela: Rodham, de Young Il Kim, encontra a jovem Hillary Clinton dividida entre a carreira política e o amor pelo namorado Bill, professor de Direito no Arkansas. Franklin Leonard reconhece o óbvio: “Julgo que este é o ano do ‘biopic’”, declarou à Hollywood Reporter. “Filmes como Argo, se forem bem feitos, têm mercado”, apontou.

Nos 78 argumentos listados este ano, encontram-se, além dos já referidos, filmes biográficos de Pablo Escobar, de Joseph Pulitzer, do senador McCarthy, responsável por outro tipo de listas negras, ou William Randolph Hearst, o magnata em que Orson Welles se inspirou para O Mundo a seus Pés. Ou o que Kel Symons escreveu sobre Sam Peckinpah, intitulado If they Move... Kill ‘Em: acompanha o realizador de Pat Garrett  & Billy The Kid numa tentativa de revitalizar a carreira com o auxílio financeiro de barões da droga sul americanos.

Na lista incluem-se ainda argumentos que deixam o cinéfilo a pensar “onde é que eu já vi isto”? Atente-se em Me & Earl & the Dying Girl, de Jesse Andrews. Um jovem algo estranho torna-se amigo de uma colega que está a morrer de leucemia – à atenção de Gus Van Sant, realizador de Inquietos. Veja-se o que anuncia Glimmer, de Carter Blanchard: três amigos desaparecem numa floresta que dizem assombrada e dois que ficam para trás descobrem um cofre com cassetes vídeo, que mostram o que aconteceu aos desaparecidos – e eis como reanimar O Projecto Blair Witch, desta vez com uns toques de The Ring – O Aviso.

Com a publicação da Black List, os dados estão lançados. Está ali o que indústria aproveitará em 2013 (ou depois dele). Dos integrantes da lista, que foi revelada no twitter, em @TheBlcklst, 37,1% não têm produtor, 69,2% não têm ainda fonte de financiamento em vista.

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.

Nos Blogues