A festa de anos do Musicbox dura três dias e começa esta quinta-feira com Wraygunn

São seis anos em que um clube velhinho de história, o Texas Bar se renovou e transformou num dos centros musicais de destaque na noite lisboeta. O Texas é lá muito longe, o Musicbox, para os lisboetas, é já ali no Cais do Sodré. A celebração arranca esta noite.

Foto
A festa de anos do Musicbox dura três dias e começa esta quinta-feira com Wraygunn DR

O Musicbox inicia hoje três dias de festejos com um concerto dos Wraygunn, que continuam a apresentar o último L'Art Brut. Amanhã actuam os britânicos The Correspondents e sábado o duo londrino Aluna George. A festa não se fará apenas de concertos. Durante os três dias Moullinex & Xinobi, Hugo Mendez, La Flama Blanca ou os Heartbreakerz darão música à pista de dança.

Um aniversário é sempre um aniversário e seis anos são dignos de festejo. Como celebrar é preciso, o Musicbox monta a partir de hoje um aniversário em grande. Três noites. Hoje o destaque são os Wraygunn (24h), que continuam a apresentar o último álbum L’Art Brut, amanhã chegam os tão tresloucados como muito swingantes The Correspondents e sábado será a vez de os londrinos Aluna George mostrarem a sua electrónica paisagista aplicada a mecânicas r&b.

Os Wraygunn, máquina rock’n’roll, soul e por aí fora, que em L’Art Brut, o quarto álbum, ganhou uma nova sensibilidade, são o ingrediente ideal para abrir o champanhe com tanta classe quanto estrondo. A carácter explosivo mantém-se intacto, mas com o novo álbum revelou-se de forma mais declarada um desejo de alargar discretamente o seu universo – Paulo Furtado falou-nos, quando da edição do disco, de música doo-wop, e isso, que não é definidor do disco, é revelador de uma nova gestão de tensões na banda. Hoje, depois do rock’n’roll, Afonso Rodrigues (Sean Riley & The Slowriders) e a dupla Moullinex & Xinobi (da Discotexas Records) dão música ao povo para que o povo continue a celebrar.

Amanhã, a dança será outra. Começará com a boa disposição dos britânicos Correspondents, encontro delirante entre um MC que não pára de cantar e dançar de uma forma, digamos, curiosamente expressiva e um DJ com gosto pelo cruzamento de sons muito antigos (swing e soul, por exemplo) a batidas mais contemporâneas. Segue-se-lhes o set de Hugo Mendez, DJ que, diz-se, introduziu o calor da música latina na noite londrina e que, se não pelo resto, teríamos que admirar por ter sido o responsável por Tumbélé!, compilação da Soundway Records que nos revelou a música escaldante que, nas décadas de 1960 e 1970 nascia nas ilhas de Guadalupe e Martinica, nas Caraíbas francesas. O tom manter-se-á tropical, latino, romântico-eufórico com La Flama Blanca, Marcos Boricura e Mr. Paradise.

Sábado, no encerramento das festividades, descem as luzes, reduzem-se as rotações e acolhe-se a pop electrónica, decididamente britânica, criada pelos Aluna George. Sofisticação na produção, onde colidem suave balanço r&b, subgrave de clube e sons arrancados às manifestações subterrâneas da música de dança inglesa, e uma voz feminina que cola todos os elementos em canções nocturnas e orelhudas. O EP You know you like it garantiu-lhes um lugar no festival Pitchfork, organizado pelo influente site musical, e, imaginamos, o privilégio de encerrar a festa de aniversário do Musicbox. Encerrar, entenda-se, quanto a actividade no palco. Porque a festa só acabará horas depois de os Aluna George concluírem a sua actuação. Depois deles, os pratos estarão por conta de Ana Ramone e dos Heartbreakerz.

Esta noite, as entradas são gratuitas. Amanhã e sábado, quem chegar entre as 23h e as 2h terá porta aberta.

Sugerir correcção
Comentar