A Bertrand Chiado é a “Livraria preferida” de Lisboa

Numa votação online organizada pela APEL

Foto
Livraria Bertrand Chiado Vasco Neves

A Livraria Bertrand do Chiado, fundada em 1732, é a livraria preferida na cidade de Lisboa, segundo um inquérito online , promovido pela Associação de Editores e Livreiros (APEL), foi esta terça-feira revelado.

A Livraria Preferida” é uma iniciativa da APEL, no âmbito do programa “Ler em Todo o Lado”, que decorreu durante o mês de Abril, tendo recebido cerca de 2.500 votações online.

A Livraria Bertrand, na rua Garrett, foi fundada por Pedro Faure e, em 2010, foi considerada a mais antiga livraria em actividade, pelo Guiness Book.

Ao longo dos seus 281 anos de vida, aos seus balcões e pelas suas salas passaram nomes como o político José Fontana, que foi empregado e ali se suicidou em 1876, o historiador e escritor Alexandre Herculano, vários intelectuais da denominada “geração de 70”, como Oliveira Martins, Eça de Queiroz, Antero de Quental e Ramalho Ortigão.

O escritor Aquilino Ribeiro, falecido há 50 anos, foi seu frequentador assíduo e a livraria criou um espaço denominado Cantinho do Aquilino, na primeira sala, do lado direito da entrada, preservando a sua memória.

Fernando Namora, Urbano Tavares Rodrigues, José Cardoso Pires, Vergílio Ferreira e Dinis Machado foram outros dos escritores que frequentaram a Bertrand do Chiado.

No segundo lugar classificou-se a Livraria Pó dos Livros, na avenida Marquês de Tomar, fundada em 2007, e no 3.º, a Ler Devagar Lx Factory, em Alcântara-Mar, aberta desde 2009, e que arrecadou também o Prémio Melhor Ambiente.

O 4.º lugar foi para a Livraria Ferrin, no Chiado, e o 5.º, para a Leya na Barata, na avenida de Roma.

O Prémio Melhor Catálogo foi atribuído à FNAC Colombo, na Luz, e o Prémio Melhor Atendimento foi para a Livraria Ler, em Campo de Ourique, que foi fundada em 1970.

O objectivo desta iniciativa, segundo comunicado da APEL, é “promover os hábitos de leitura junto de diversos públicos, em diferentes locais, através das mais variadas acções”.
 

Sugerir correcção
Comentar