Manoel de Oliveira deve ter alta dentro de dois ou três dias

Foto
Manoel de Oliveira tem 103 anos Nelson Garrido

O realizador Manoel de Oliveira de 103 anos está desde sexta-feira internado no Hospital Eduardo Santos Silva, em Vila Nova de Gaia, por “insuficiência pulmonar”, disse ao PÚBLICO a sua filha. Adelaide Trêpa acrescentou que “a situação está controlada”.

O cineasta entrou no Serviço de Urgência às 16h de sexta-feira com uma infecção respiratória mas, por ser portador de uma doenca cardíaca, foi internado nos cuidados intensivos do Serviço de Cardiologia do hospital.

Ontem, numa conferência de imprensa ao final da tarde, o hospital informou que o realizador entrou com “uma insuficiência cardíaca congestiva descompensada com uma infecção respiratória”, mas está consciente, bem disposto e já quer ir para casa. Os médicos adiantaram que Manoel de Oliveira deve ter alta dentro de dois ou três dias. Há cerca de dois anos, o realizador foi sujeito a uma intervenção cirúrgica para a colocação de um pacemaker e fez também uma angioplastia.

Oliveira é autor de mais de trinta longas-metragens, entre as quais "Aniki Bobó" (1942), "Francisca" (1981), "Os Canibais" (1988), "Vale Abraão" (1993) ou "O princípio da Incerteza" (2002). O seu mais recente filme "O Gebo e a Sombra", acabado de rodar no Verão passado em Paris, vai ser apresentado no Festival de Veneza em Setembro.

O realizador esteve recentemente em Guimarães a rodar uma curta-metragem para a Capital Europeia da Cultura, para ser incluída, juntamente com três outros filmes, num projecto de longa-metragem com o título "Histórias do Cinema". E tem agora o projecto de filmar "A Igreja do Diabo", adaptação de Machado de Assis, numa coprodução luso-brasileira.

O cineasta que, em 1985, recebeu o Leão de Ouro do Festival de Veneza, e em 2008, com 100 anos, recebeu a Palma de Ouro de Carreira em Cannes, destacou-se recentemente no top do PÚBLICO, que pediu a dez personalidades da Cultura para escolherem os dez filmes nacionais que deviam integrar o Plano Nacional do Cinema (PNC). Oliveira foi o realizador com mais filmes nomeados.

Notícia actualizada às 19h58 com mais informações do boletim médico
Sugerir correcção
Comentar