Três projectos para filmar a história do ex-espião russo

Não há um mas sim três projectos para contar em filme a misteriosa odisseia de Alexander Litvinenko, o espião russo que morreu em Novembro depois de ter sido envenenado com polónio 210, num crime de que o próprio acusou o Presidente russo Vladimir Putin. Primeiro soube-se que Johnny Depp, (com a Warner), estava interessado na história e que a sua produtora Infinitum Nihil tinha adquirido os direitos do livro Sasha"s story: the life and death of a russian spy, de Alan Cowell, correspondente do New York Times em Londres.
Mas, noticiou ontem o El País, também a Columbia tem interesse na história e, de acordo com a revista Variety, terá já adiantado 15 milhões de dólares pelos direitos sobre o livro Death of a Dissident, que está a ser escrito pela viúva de Litvinenko e por um amigo, Alex Goldfarb. Diz ainda o diário espanhol que Michael Mann, o realizador de Miami Vice, poderá ser o escolhido pela Columbia.
O terceiro projecto é da Braun Entertainment, uma produtora de Los Angeles, que pretende adaptar as memórias do próprio Litvinenko, o livro Blowing up Russia, editado em 2002, quando o ex-espião se refugiou em Londres. Podemos esperar, em breve, conclui o El País, ver Litvinenko com o rosto de Depp, de John Malkovich, ou ainda de Daniel Craig, o mais recente James Bond, que trocaria assim o serviço de Sua Majestade pelo KGB.

Sugerir correcção