Como montar a cozinha ideal em quatro passos e um clique

É possível projectar cozinhas online, com todos os ingredientes disponíveis e uma receita para a vida.

Fotogaleria
IKEA
Fotogaleria
IKEA
Fotogaleria
IKEA
Fotogaleria
IKEA
Fotogaleria
IKEA
Fotogaleria
IKEA
Fotogaleria
IKEA

Para autodidactas e aventureiros, engenheiros que nunca o foram, donas de casa ou aspirantes a designer de interiores, há ferramentas cada vez mais práticas para projectar espaços de sonho. Já não tem desculpas para não criar uma cozinha personalizada e bem equipada, especialmente quando tudo está à distância de um clique…e de uma fita métrica.

O (sistema de cozinhas) METOD foi desenvolvido pela IKEA para projectar cozinhas online com um planificador que permite personalizar qualquer espaço, adaptando equipamentos a medidas para criar cozinhas com identidade e qualidade de garantia gratuita por 25 anos. Bodas de prata são símbolo de uma relação séria, e por isso há que planear ao detalhe a união.

O primeiro passo é medir: do chão ao tecto, parede a parede, dos cantos às portas. Rectificar ângulos e fazer o devido levantamento de tomadas eléctricas, canos de água e radiadores. Um perfeito sketch da sua cozinha, para servir de folha branca à inspiração e de referência geométrica a futuros inquilinos – forno, mesas e arrumos.

O ideal é medir tudo ao milímetro e aproveitar cada canto ao centímetro. Para isso é essencial o segundo passo: planificação. Para quem não é um expert no ramo das cozinhas, há erros a evitar e pressupostos a considerar. O frigorífico é mais útil perto da bancada e o lava-loiças completa este “triângulo de trabalho” da cozinha, com todas as ferramentas à mão.

Basta agarrar o rato e, em função do espaço disponível, conjugar os ângulos do “triângulo” seja num canto ou num corredor com bancadas em paralelo e uma distância de segurança de 120 centímetros recomendados pelo IKEA para aliviar a mobilidade e evitar colisões entre quem vai ao frigorífico e quem lava a loiça. São detalhes que importam para um bom decorrer dos trabalhos numa cozinha tão bonita quanto funcional.

Matemática e fitas métricas à parte, basta inspiração e gosto para explorar um catálogo de electrodomésticos, portas e armários para montar o cenário ideal de partilha à mesa e criatividade ao fogão. É possível escolher tons, estilos e acabamentos, pensar ao detalhe os arrumos dentro de gavetas ou as luzes embutidas como se estivéssemos num jogo de invenções online.

Depois do projecto terminado, o terceiro passo é comprar. Os especialistas podem rever a planificação na loja ou aceder online aos projectos para ultimarem detalhes e limarem arestas destes “triângulos” da cozinha antes de comprar todos os equipamentos necessários. Esta será boa altura para aproveitar e pensar já na toalha de mesa ideal, no faqueiro perfeito ou na cor dos pratos para uma harmonia perfeita.

A partir daí resta apenas a instalação, o último passo para que o projecto seja de autor do princípio ao fim. A montagem pode ser feita por conta própria, a partir das instruções e dicas disponíveis, ou com o apoio do serviço de instalação da IKEA, que também tem serviço de agendamento para que quem está sem tempo para estas criações possa marcar online a loja e o horário para fazer a planificação com os conselhos dos peritos no assunto.