Colesterol

Todos os tópicos

As estatinas fazem parte de um grupo de medicamentos usados para baixar os níveis de colesterol. A primeira estatina foi descoberta nos anos 70 num fungo que provoca bolor nas laranjas e nos limões.

  • As estatinas fazem parte de um grupo de medicamentos usados para baixar os níveis de colesterol. A primeira estatina foi descoberta nos anos 70 num fungo que provoca bolor nas laranjas e nos limões.

  • Mortalidade por doenças cardiovasculares diminuiu de forma impressiva, notam especialistas. Polémica do colesterol e das estatinas já valeu a Manuel Pinto Coelho várias queixas na Ordem dos Médicos

  • O que sabe a ciência sobre as estatinas, os fármacos mais usados para baixar os níveis de colesterol? E sobre a relação entre o colesterol e as doenças cardiovasculares? Fazemos aqui um ponto da situação.

  • Será mesmo o colesterol uma grande farsa e as estatinas o maior embuste farmacêutico do século?

  • A zona onde há mais fome nos EUA é também a que tem mais excesso de peso. Quase pela primeira vez na história americana, as crianças têm uma esperança de vida inferior à dos seus pais

  • Pela primeira vez, cientistas dinamarqueses mostraram que um terceiro tipo de colesterol, que não é nem o HDL nem o LDL, é mesmo o vilão da fita no desenvolvimento das doenças coronárias.

  • Na doença de Alzheimer, ocorre a acumulação no cérebro de uma proteína que destrói os neurónios e degenera progressivamente as funções corporais em geral. Para sua surpresa, uma equipa de cientistas descobriu agora que o colesterol tem um papel importante na produção desta proteína - a beta-amilóide -, o que o torna um possível alvo para travar o desenvolvimento desta doença.

  • Aumento do sedentarismo, obesidade, níveis elevados de gordura no sangue e tabagismo foram as principais conclusões de um estudo que avaliou o impacto da vida académica na saúde dos estudantes, dois anos após a entrada na universidade.

  • Uma empresa de genéricos acaba de ganhar uma batalha contra a multinacional Pfizer: o Tribunal de Comércio da Grande Lisboa Noroeste (Sintra) revogou a ordem de retirada do mercado de um fármaco para o colesterol, a atorvastatina Farmoz, um genérico que estava a ser vendido nas farmácias a um preço substancialmente inferior ao do remédio original desde Dezembro passado.