Colesterol

Todos os tópicos

Na doença de Alzheimer, ocorre a acumulação no cérebro de uma proteína que destrói os neurónios e degenera progressivamente as funções corporais em geral. Para sua surpresa, uma equipa de cientistas descobriu agora que o colesterol tem um papel importante na produção desta proteína - a beta-amilóide -, o que o torna um possível alvo para travar o desenvolvimento desta doença.

  • Na doença de Alzheimer, ocorre a acumulação no cérebro de uma proteína que destrói os neurónios e degenera progressivamente as funções corporais em geral. Para sua surpresa, uma equipa de cientistas descobriu agora que o colesterol tem um papel importante na produção desta proteína - a beta-amilóide -, o que o torna um possível alvo para travar o desenvolvimento desta doença.

  • Uma empresa de genéricos acaba de ganhar uma batalha contra a multinacional Pfizer: o Tribunal de Comércio da Grande Lisboa Noroeste (Sintra) revogou a ordem de retirada do mercado de um fármaco para o colesterol, a atorvastatina Farmoz, um genérico que estava a ser vendido nas farmácias a um preço substancialmente inferior ao do remédio original desde Dezembro passado.

  • A Mona Lisa tem um sorriso enigmático, mas a modelo do pintor Leonardo Da Vinci podia também sofrer de colesterol e apresentar níveis altos de triglicéridos.

  • A edição deste ano dos Prémios Pfizer tem quatro vencedores. Mafalda Bourbon (Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge) e Bruno Silva Santos (Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina de Lisboa) partilham o Prémio Pfizer de Investigação Clínica. Já Miguel Ferreira e Miguel Soares, ambos do Instituto Gulbenkian de Ciência, em Oeiras, foram distinguidos com o Prémio Pfizer de Investigação Básica.

  • Não há muito tempo foi noticiado que era um mito a ideia de que comer mais que dois a três ovos por semana aumentava drasticamente os níveis de colesterol no sangue. Agora, surge uma investigação que demonstra que o gás libertado pelos ovos podres pode ser uma cura para a impotência. Os ovos podem estar definitivamente a chegar ao topo dos alimentos mais populares.

  • Um mega-estudo internacional, destinado a avaliar os efeitos de um medicamento redutor do colesterol em pessoas que não tinham níveis de colesterol particularmente elevados - e que tinha sido previsto para durar cinco anos -, foi interrompido antes de completar dois anos. Porquê? Porque os resultados obtidos foram a tal ponto positivos que foi considerado inaceitável que uma parte dos participantes continuasse a tomar um placebo (um medicamento fictício) em vez de beneficiar da verdadeira substância.

  • Um consórcio internacional liderado por investigadores portugueses do Instituto Molecular de Lisboa publicou hoje na revista Cell Host & Microbe um trabalho que, segundo um comunicado enviado, revela, pela primeira vez, a ligação molecular entre o metabolismo do colesterol e a infecção por malária.