Dois medicamentos para o colesterol retirados do mercado
Tredaptive e Trevaclyn provocam hemorragias, fraqueza muscular, infecções e diabetes.
Tredaptive e Trevaclyn provocam hemorragias, fraqueza muscular, infecções e diabetes.
Tredaptive e Trevaclyn provocam hemorragias, fraqueza muscular, infecções e diabetes.
Por Ana Gerschenfeld
Pela primeira vez, cientistas dinamarqueses mostraram que um terceiro tipo de colesterol, que não é nem o HDL nem o LDL, é mesmo o vilão da fita no desenvolvimento das doenças coronárias.
Por Nicolau Ferreira
Na doença de Alzheimer, ocorre a acumulação no cérebro de uma proteína que destrói os neurónios e degenera progressivamente as funções corporais em geral. Para sua surpresa, uma equipa de cientistas descobriu agora que o colesterol tem um papel importante na produção desta proteína - a beta-amilóide -, o que o torna um possível alvo para travar o desenvolvimento desta doença.
Por Lusa
Aumento do sedentarismo, obesidade, níveis elevados de gordura no sangue e tabagismo foram as principais conclusões de um estudo que avaliou o impacto da vida académica na saúde dos estudantes, dois anos após a entrada na universidade.
Por Alexandra Campos
Uma empresa de genéricos acaba de ganhar uma batalha contra a multinacional Pfizer: o Tribunal de Comércio da Grande Lisboa Noroeste (Sintra) revogou a ordem de retirada do mercado de um fármaco para o colesterol, a atorvastatina Farmoz, um genérico que estava a ser vendido nas farmácias a um preço substancialmente inferior ao do remédio original desde Dezembro passado.
Por PÚBLICO
A Mona Lisa tem um sorriso enigmático, mas a modelo do pintor Leonardo Da Vinci podia também sofrer de colesterol e apresentar níveis altos de triglicéridos.
Por Teresa Firmino
Quatro cientistas viram ontem as suas investigações sobre o colesterol, o cancro, a malária e os telómeros distinguidas com os Prémios Pfizer 2009.
Por Teresa Firmino
A edição deste ano dos Prémios Pfizer tem quatro vencedores. Mafalda Bourbon (Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge) e Bruno Silva Santos (Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina de Lisboa) partilham o Prémio Pfizer de Investigação Clínica. Já Miguel Ferreira e Miguel Soares, ambos do Instituto Gulbenkian de Ciência, em Oeiras, foram distinguidos com o Prémio Pfizer de Investigação Básica.
Doentes gastaram 2,4 mil milhões em medicamentos num ano. Remédios mais vendidos destinam-se a curar doenças do coração, colesterol e depressões.
Por Rafael Pereira
Não há muito tempo foi noticiado que era um mito a ideia de que comer mais que dois a três ovos por semana aumentava drasticamente os níveis de colesterol no sangue. Agora, surge uma investigação que demonstra que o gás libertado pelos ovos podres pode ser uma cura para a impotência. Os ovos podem estar definitivamente a chegar ao topo dos alimentos mais populares.
Para continuar a ler, faça login ou assine já.
Para usufruir de uma assinatura diária e ter acesso a todos os conteúdos exclusivos durante o dia de hoje.
Tome nota do código e introduza-o no campo ao lado para iniciar a sessão.
Para guardar o artigo, inicie sessão ou registe-te já

Registe-se no Público para guardar quantos artigos quiser para ler mais tarde, participar dos inquéritos, tornar-se um moderador de comentários e muito mais.
Para continuar a ler, digite o número de telefone e pin que recebeu.
Aceda ao Arquivo do Público
Ligue 760 10 50 21* > 0,60€ + iva
Consulte o Arquivo do Público e tenha acesso a todos os jornais e suplementos desde Fevereiro de 2001.
* Número válido apenas para Portugal. Custo da chamada €0,60 + IVA. Esta subscrição é válida por 24 horas; Cada PIN fornecido permitirá o acesso a 3 edições do arquivo e respectivos suplementos.
Os assinantes Público apenas têm acesso às edições do arquivo em formato PDF dos últimos 30 dias.
Tome nota do código e introduza-o no campo ao lado para iniciar a sessão.
