Vladimir Putin anuncia datas de lançamentos espaciais para novo cosmódromo russo

Presidente russo esteve nas futuras instalações do novo cosmódromo. Putin quer gastar 39.600 milhões de euros no espaço até 2020 para colocar a Rússia na linha da frente da exploração espacial.

Foto
Putin falou com os astronautas na ISS numa conferência de vídeo AFP

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse nesta sexta-feira que quer, em 2018, fazer missões espaciais com astronautas a partir de solo russo no cosmódromo Vostochny, a ser construído na região Leste da Sibéria perto da fronteira com a China.

Putin falava a partir do local de construção da futura base directamente para os astronautas que estão em órbita na Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês). No discurso, disse que a futura base vai estar aberta para ser utilizada tanto pelos Estados Unidos como pela União Europeia, mas explicou que este era um passo para contrariar o atraso na exploração espacial que se vive na Rússia.

“Estamos a ficar para trás em certas áreas”, disse Putin durante uma visita ao futuro local de lançamento. “Deixámos distanciar-nos das potências espaciais.”

A nova base vai competir com Baikonur, o cosmódromo situado no Cazaquistão que a Rússia vai continuar a explorar até 2050, mas que, segundo Putin, tem limitações. Hoje, é a partir daqui que todos os astronautas, europeus e norte-americanos, e cosmonautas russos voam em direcção à ISS. Desde que os Estados Unidos reformaram os seus vaivéns espaciais, em Julho de 2012, que ficaram dependentes das instalações e das naves russas. Putin deseja que esta relação continue.

“Tenho muita esperança que a [nova base] vá ser usada não só pelos nossos especialistas, mas também pelos nossos colegas dos Estados Unidos, da Europa e de outros países”, disse. “O espaço é uma esfera de actividade que nos permite esquecer as dificuldades nas relações internacionais”, referiu Putin.

Os planos do Presidente russo para o novo cosmódromo começam já em 2015, quando for lançada a sonda Luna-Globe para explorar a Lua. O lançamento de uma nave tripulada será só em 2018. O local da base foi escolhido por ficar perto do oceano Pacífico onde os astronautas podem “mergulhar” no retorno das missões.  

A Rússia pretende gastar 39.600 milhões de euros na exploração espacial até 2020. “É claro que no século XXI a Rússia tem de preservar o seu status como líder espacial”, defendeu. Putin estima que o mercado espacial em 2030 vai valer cerca do quádruplo do valor do mercado de hoje: de 250 mil milhões de euros para 1,1 biliões (milhões de milhões) de euros.

Sugerir correcção
Comentar