Vírus H7N9 resistente aos antivirais contra a gripe detectado em doentes

O novo vírus da gripe das aves começou a dar sinais de resistência ao Tamiflu.

O vírus H7N9 parece ter adquirido rapidamente resistência aos medicamentos habituais REUTERS/Ina Fassbender

Num estudo publicado terça-feira na revista médica The Lancet, uma equipa de virologistas chineses revela que, em três casos confirmados de infecção humana pelo vírus da gripe das aves H7N9, antivirais habitualmente utilizados para tratar os doentes com gripe não funcionaram.

Yang Zhenghong, da Universidade de Fudan, em Xangai (China), e colegas estudaram 14 doentes que foram hospitalizados em naquela cidade no passado mês de Abril. E constataram que, em três doentes gravemente afectados, o Tamiflu não conseguira reduzir a carga viral. O Tamiflu é actualmente o único medicamento disponível contra o vírus H7N9.

Seguiu-se uma análise genética aos vírus desses doentes – dois dos quais entretanto morreram, enquanto o terceiro se encontra ligado a uma máquina de assistência respiratória. E efectivamente, os cientistas detectaram aí uma mutação característica da resistência aos antivirais.

“A aparente facilidade com que a resistência aos antivirais emergiu no vírus H7N9 é preocupante”, escrevem os investigadores.

Os cientistas fazem ainda notar que a resistência se verificou em doentes que tinham sido tratados com corticosteróides, de acção anti-inflamatória.