É possível ser-se um cientista ainda antes de entrar para a universidade? Os 113 jovens com idades entre os 15 e os 20 anos que levaram a Budapeste, na Hungria, projectos de investigação científica, para participarem na final do 15º Concurso Europeu para Jovens Cientistas provam que sim. Entre os concorrentes que disputam o prémio de quase 30.000 euros estão duas equipas portuguesas, que conhecem hoje os resultados.
Durante seis dias, juntaram-se em Budapeste jovens de 37 países europeus, para além da China, Coreia, Japão e Estados Unidos. No total, são 76 projectos vencedores das finais nacionais de cada país, nas mais diversas áreas científicas. Os jovens portugueses que participam na final venceram as provas nacionais promovidas pela Fundação da Juventude.
Ana Gomes Barata, 16 anos, e David Ascensão Filipe, 17, da Escola Secundária do Fundão, concorrem com um projecto na área da biologia sobre a germinação da "Asphodelus bento-rainhae", uma planta endémica da Serra da Gardunha. A outra dupla portuguesa é constituída por Bruno Magalhães e Lorina de Carvalho Ventura, ambos de 17 anos, da Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira, Seixal. Vão apresentar um combustível amigo do ambiente desenvolvido a partir de óleos vegetais já utilizados.
A Fundação da Juventude participa neste concurso há dez anos, e já vários jovens cientistas portugueses que participam no concurso obtiveram prémios. Em Setembro de 1998, Portugal acolheu a final Europeia do 10º Concurso Europeu para Jovens Cientistas.
Os projectos deste ano foram expostos no Parque Milenário, em Budapeste. O objectivo deste concurso é promover as ideias de cooperação e de intercâmbio entre jovens cientistas e estimular o aparecimento de novos talentos. A cerimónia de entrega dos prémios é hoje, às 12h00, no Parlamento da Hungria, onde estarão também dois cientistas galardoados com o Prémio Nobel: Ivar Giaever e Sir Harry Kroto.
Os prémios são atribuídos com base nos projectos apresentados e nas entrevistas que os jovens têm com o júri. Existem nove prémios principais: três primeiros prémios no valor de 5.000 euros cada; três segundos prémios no valor de 3.000 euros cada; três terceiros prémios no valor de 1500 euros cada. Existem também prémios honorários, que incluem viagens para alguns fóruns internacionais de ciência.

Comentários