Uma breve história da alimentação humana

O ciclo de conferências de divulgação científica da Ciência Viva prossegue com uma palestra sobre o impacto da domesticação de animais e plantas nos hábitos alimentares humanos.

Foto
O biólogo Nuno Ferrand DR

Na quinta-feira, dia 28 de Maio, às 19h30, o biólogo Nuno Ferrand, director do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (Cibio-InBio) da Universidade do Porto, estará no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, para proferir uma conferencia intitulada A domesticação: Uma breve história daquilo que comemos, anunciou em comunicado a Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

A população do planeta, actualmente de sete mil milhões de pessoas, depende essencialmente de umas dezenas de espécies de plantas e de animais que os seres humanos foram domesticando, explica ainda o documento. E hoje, ao combinar a arqueologia e a biologia, é possível reconstituir esses processos de domesticação – que muitas vezes ocorreram, de forma independente, em diferentes regiões e épocas – para assim reconstituir a história perdida daquilo que comemos. 

A próxima conferência da série, intitulada Ilhas de Plástico – Que Fazer?, decorre a 25 de Junho e estará a cargo da investigadora Lia Vasconcelos, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Depois de uma pausa em Julho e Agosto, o ciclo de conferências retomará a 24 de Setembro, com uma palestra do investigador Paulo Veríssimo, da Universidade do Luxemburgo, sobre o tema da cibersegurança.

Sugerir correcção
Comentar