Três astronautas regressaram da estação espacial

Tripulantes da ISS aterraram no Cazaquistão dentro do horário previsto. Serão substituídos a 28 de Maio.

i-video
Três astronautas regressaram da estação espacial

Uma cápsula Soyuz com três homens a bordo aterrou nesta terça-feira de manhã, no Cazaquistão, às 8h31 (menos seis em Portugal continental).

Segundo relata a agência AFP, a aterragem decorreu dentro do horário previsto, sob um céu limpo e azul. Os astronautas foram retirados um a um da cápsula e depois de posarem para as fotografias que documentam o regresso, foram levados para uma tenda próxima, onde foram submetidos a exames médicos.

Chris Hadfield, da agência espacial canadiana, Tom Nashburn, da congénere norte-americana e Roman Romanenko, da agência russa, regressaram da estação espacial internacional (ISS, na sigla inglesa), após cinco meses no espaço. Durante esse tempo, Chris Hadfield tornou-se o rosto mais mediático do programa, graças a uma presença assídua nas redes sociais, nomeadamente no Twitter e no Facebook.

Hadfield foi o primeiro canadiano a comandar a ISS e manteve os seus seguidores e amigos online contantemente informados sobre como é a vida na estação, partilhou fotos e vídeos, o mais viral dos quais terá sido o videoclip de despedida que gravou na ISS, antes de se meter na Soyuz, interpretando a música Space Oddity, de David Bowie.

Hadfield, Nashburn e Romanenko serão substituídos por três novos tripulantes que serão lançados para o espaço a 28 de Maio. Na ISS ficaram três outros astronautas: os russos Pavel Vinogradov e Alexander Missourkine, e o norte-americano Chris Cassidy. 
 

Sugerir correcção
Comentar