Seis cientistas vão viver num vulcão durante oito meses

Experiência quer simular as condições no planeta Marte e envolve vários testes no vulcão Mauna Loa, no Havai. É a quinta etapa de preparação da NASA para uma possível missão ao planeta vermelho.

Cúpula instalada no vulcão Mauna Loa Universidade do Havai

Cientistas entraram numa cúpula situada no alto de um vulcão no Havai, onde vão, nos próximos oito meses, simular a vida dos astronautas que viajam para Marte, anunciou a Universidade do Havai. O estudo foi concebido para ajudar a NASA a compreender melhor o comportamento humano e desempenho durante longas missões espaciais, numa altura em que a agência espacial norte-americana elabora os planos para uma missão tripulada até ao planeta vermelho.

"Estou orgulhoso do papel que estamos a ter para ajudar a reduzir as barreiras de uma viagem humana a Marte", disse Kim Binsted, investigador principal da missão. A tripulação irá realizar trabalhos de campo geológico e tarefas diárias básicas na cúpula de 365 metros quadrados, localizada numa pedreira abandonada a 2,5 quilómetros acima do nível do mar, no vulcão Mauna Loa, na Ilha Grande do Havai.

No local, como pouca vegetação, os cientistas não terão contacto com o mundo exterior e as comunicações com uma equipa de controlo da missão serão atrasadas para coincidir com os 20 minutos que as ondas de rádio demoram a percorrer entre a Terra e Marte.

"As rotinas diárias incluem preparação de alimentos, exercício, investigação e trabalho de campo, alinhados com as expectativas de exploração planetária da NASA", disse a universidade. O projecto pretende ajudar a criar as linhas de orientação para futuras missões a Marte, a cerca de 56 milhões de quilómetros de distância, um objectivo a longo prazo do programa espacial dos EUA.

O estudo financiado pela NASA, conhecido como Análise e Simulação de Exploração Espacial no Havai (Hi-SEAS), é o quinto deste género. Em 2016, foi realizada a quarta etapa desta análise com um grupo de cientistas que esteve isolado durante um ano no mesmo local.