Dois novos casos de ébola confirmados na Libéria

As autoridades de saúde estão a tentar determinar se existem ainda outras novas infecções.

Foto
O vírus do ébola DR

Não se conhecem ainda as circunstâncias das duas novas infecções pelo vírus do ébola que acabam de ser oficialmente confirmadas na Libéria após uma “trégua” que durava desde Maio.

A Libéria, que esteve no epicentro da pior epidemia de ébola de sempre, foi declarada livre do vírus pela Organização Mundial da Saúde a 9 de Maio, depois de 42 dias dias sem registo de novas infecções.

Pelo seu lado, os dois países vizinhos afectados – Guiné-Conacri e Serra Leoa – continuaram a ser afectados, com um total de 20 novos casos reportados na semana de 21 de Junho.

Mas agora, dois novos casos de ébola foram confirmados na Libéria nos últimos dias, embora apenas tenham sido anunciados oficialmente na terça-feira pelas autoridades de saúde liberianas.

No domingo, a análise do cadáver de um jovem de 17 anos do condado de Margibi, uma área rural nos arredores de Monróvia, revelou-se positiva para o vírus. O corpo foi enterrado nesse mesmo dia – e não se sabe ao certo como terá sido infectado. Quanto ao segundo caso, Moses Massaquoi, líder da task force encarregada da gestão dos casos de ébola na Libéria, não adiantou pormenores, declarando apenas que estavam a ser realizados mais testes para determinar se haveria outros casos ainda.

As autoridades de saúde salientaram que tinham isolado as pessoas que estiveram em contacto com o adolescente e que estão em risco de desenvolver a doença.

Todavia, numa mensagem entretanto publicada na conta no Twitter do ministério da informação liberiana, lê-se que duas pessoas que residiam na casa do rapaz morto foram infectadas pelo vírus. Não foi possível verificar essa informação, nem ficou claro se o segundo caso referido por Massaquoi fazia ou não parte deste grupo.

Segundo os dados mais recentes, a epidemia transnacional de ébola já matou mais de 11.200 pessoas desde o seu início, em Dezembro de 2013.

Sugerir correcção
Comentar