A Roseta, o File e o cometa 67P em debate no Pavilhão do Conhecimento

A palestra inaugural de um ciclo de conferências científicas organizado pela Ciência Viva vai estar a cargo de um cientista da Agência Espacial Europeia que conhece a missão da Roseta ao pormenor.

Foto
Mark McCaughrean, da ESA, vem falar da missão da sonda Roseta Robert Kowalewski/CNK/ESA

Esta quinta-feira, pelas 19h30, o público está convidado a assistir à conferência Roseta: no rasto do cometa, que será proferida por Mark McCaughrean, da Agência Espacial Europeia (ESA), e terá lugar no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

McCaughrean é consultor científico para a Ciência e Exploração Robótica da ESA, cuja missão bem-sucedida ao cometa 67P/Churiumov-Gerasimenko causou grande emoção mundial no ano passado, quando a sonda Roseta se encontrou com o cometa e quando, a seguir, o pequeno File – o robô que a sonda levava às costas –, aterrou no cometa como previsto.

McCaughrean é “um dos investigadores que melhor conhece os resultados e as expectativas futuras” da missão Roseta, lançada há mais de dez anos, explica em comunicado a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, organizadora da conferência (que será proferida em inglês).  

Roseta: no rasto do cometa é a conferência inaugural de um ciclo que levará mensalmente ao Pavilhão do Conhecimento, na última quinta-feira de cada mês, “um cientista português ou estrangeiro de reconhecido mérito na sua área de investigação para um debate informal com o público.”

A entrada é gratuita mas requer inscrição prévia no site do Pavilhão do Conhecimento. As inscrições para a primeira conferência já se encontram encerradas, mas o evento pode ser acompanhado em directo via webcast.

As próximas conferências de 2015 serão Ciência portuguesa no século XVI (por Henrique Leitão, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a 26 de Fevereiro), Missão na ilha do Fogo, Cabo Verde (por José Madeira, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a 26 de Março), Biologia evolutiva (por Patrícia Beldade, do Instituto Gulbenkian de Ciência, Oeiras, a 30 de Abril) e Biodiversidade (por Nuno Ferrand, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, a 28 de Maio).

Sugerir correcção
Comentar