Prisão preventiva para activistas do Greenpeace acusados de pirataria na Rússia

Tripulantes estão em prisão preventiva.

Membros da tripulação dentro do barco no passado dia 21
Fotogaleria
Membros da tripulação dentro do barco no passado dia 21 DR/AFP
Imagens cedidas pelo Greenpeace
Fotogaleria
Imagens cedidas pelo Greenpeace DR/AFP

Os tripulantes do barco do Greenpeace que organizaram um protesto numa plataforma de petróleo russa no Árctico, acusados de pirataria, foram colocados em prisão preventiva nesta quarta-feira.

“Foram levados para centros de detenção preventiva depois de serem interrogados”, declarou à AFP, por telefone, Eugenia Belyakova, activista do Greenpeace em Murmansk.

Os 30 elementos da tripulação do Arctic Sunrise, detido em alto mar na semana passada quando seguia em direcção a uma plataforma de petróleo da Gazprom, foram levados para vários centros de detenção de Murmansk e seus arredores, explicou Belyakova.

O órgão destacou que três tripulantes russos já foram interrogados. Os estrangeiros, incluindo a bióloga brasileira Ana Paula Maciel, serão interrogados após a chegada dos tradutores.

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que os 30 integrantes do Greenpeace não são piratas, mas violaram a lei. “Não conheço os detalhes do que aconteceu, mas é totalmente evidente que não são piratas”, disse Putin num fórum internacional sobre o Árcrtico na cidade de Salekhard. “Mas violaram as normas da lei internacional”, acrescentou.

Na terça-feira, as autoridades russas anunciaram a abertura de uma investigação criminal por pirataria, crime que pode ser punido com pena até 15 anos de prisão naquele país.

O Arctic Sunrise, com bandeira holandesa, foi alvo de uma acção na quinta-feira passada da guarda de fronteira da Rússia, departamento vinculado ao Serviço Federal de Segurança (FSB, ex-KGB). Depois foi rebocado para Murmansk.

A ONG denuncia o ataque “ilegal” ao barco e assegura que a embarcação estava fora das águas territoriais russas quando foi detido.

A empresa Gazprom pretende começar a produção na plataforma Prirazlomnaia no primeiro trimestre de 2014. O Greenpeace denuncia o risco de contaminação numa área próxima que inclui três reservas naturais protegidas pela lei russa.

Sugerir correcção
Comentar