Prémio Abel de 2014 para o russo Iakov Sinai

Galardão de 750 mil euros premeia este ano contribuções fundamentais ao diálogo entre a matemática e a física.

Foto
Iakov Sinai DR

O Prémio Abel 2014 foi atribuído esta quarta-feira de manhã ao russo Iakov G. Sinai, da Universidade de Princeton (EUA) e do Instituto Landau de Física Teórica da Academia Russa de Ciências.

A Academia Norueguesa das Ciências e Letras anunciou, em Oslo, que decidiu este ano atribuir o Prémio Abel, considerado um dos Nobel da Matemática, a Iakov Sinai “pelas suas contribuições fundamentais para os sistemas dinâmicos, a teoria ergódica e a física matemática”. Criado em 2001, o prémio tem um valor de seis milhões de coroas dinamarquesas, ou 750 mil euros.

Nascido em 1935 em Moscovo, Iakov Sinai já publicou mais de 250 artigos científicos e é respeitado tanto pela comunidade de físicos como de matemáticos, refere a sua informação biográfica no site do Prémio Abel, acrescentando-se que ele estabeleceu pontes entre o mundo físico dos sistemas determinísticos (dinâmicos, que incluem a chamada “teoria do caos”) e o mundo matemático dos sistemas probabilísticos. “Não é de admirar que [Sinai] tenha escrito um artigo intitulado Matemáticos e físicos = gatos e cães", artigo publicado em 2006 no boletim da Sociedade Americana de Matemática, lê-se ainda.

“O seu trabalho teve e continua a ter um largo e profundo impacto na matemática e na física, bem como a fomentar uma interacção sempre frutuosa entre estes dois campos”, considerou o Comité do Prémio Abel.

Sugerir correcção
Comentar