Praias com bandeira azul sobem para 275 este ano

Foto
A qualidade da água é apenas um dos critérios deste galardão Adriano Miranda

Este ano serão 275 as praias portuguesas a hastear a bandeira azul, símbolo de qualidade atribuído anualmente pela Associação Bandeira Azul da Europa. A lista tem mais cinco do que em 2011, foi anunciado.

O Algarve é a região com mais praias galardoadas. A bandeira azul será hasteada em 69 praias, apenas uma fluvial, espalhadas por 12 concelhos. Em relação ao ano passado, oito praias saíram desta lista da Bandeira Azul – Três Castelos, Caneiros, Ferragudo, Carvoeiro, Vale de Centeanes, Sra. da Rocha, Vale do Olival e Fuseta-Ria –, duas entraram (Forte Novo e Almargem, ambas em Loulé) e uma reentrou (Pego Fundo, em Alcoutim).

A região Norte surge este ano com 67 praias Bandeira Azul, das quais três são fluviais, em 11 concelhos. Há oito praias novas (Forte do Cão, Quião, Barranha, ZUNorte, SUSul I, SUSul II, Lagoa e Fuzelhas) e quatro que saíram (Vila Praia de Âncora, Angeiras Sul, Matosinhos e Frente Azul).

A terceira região com mais praias com este galardão é o Tejo, com 45 praias costeiras e quatro fluviais, em 14 concelhos. A praia da Foz do Arelho-Lagoa, em Caldas da Rainha, é nova nesta lista, que conta ainda com três reentradas (Tarquínio-Paraíso/Dragão Vermelho, Quinta do Alamal e Pisão).

A região Centro tem 23 praias com Bandeira Azul, mais cinco do que no ano passado, em 15 concelhos. Destas, 18 são costeiras e cinco fluviais. Há três praias novas (Palheiros e Zorro, Sandomil e Loriga) e duas reentradas (Torreira e Louçainha).

O Alentejo surge com 23 praias costeiras e uma fluvial (Albufeira da Tapada Grande), em seis concelhos. Melides reentra este ano para a lista.

O arquipélago dos Açores tem 32 praias com Bandeira Azul, menos uma do que em 2011. Nesta região há duas reentradas (Piscina do Carapacho e S. Lourenço) e três saídas (Prainha de Água d’Alto, Corpo Santo e Preguiça).

A Madeira tem este ano 11 praias, menos cinco do que em 2011. As praias que saíram são Poça do Gomes-Doca do Cavacas, Madalena do Mar, Ponta do Sol, Ponta Delgada e Barreirinha.

Segundo a Associação Bandeira Azul, há ainda 14 marinhas que recebem o galardão: duas no Tejo, três no Alentejo, quatro no Algarve, quatro nos Açores e uma na Madeira.

O galardão Bandeira Azul é atribuído todos os anos às “praias e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental”, segundo os organizadores. Esses critérios têm a ver com a informação e educação Ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e equipamentos e Segurança e Serviços.

Notícia corrigida às 15h48:

A Associação corrigiu o número de praias com Bandeira Azul nos Açores, de 33 para 32.

Sugerir correcção
Comentar