Portugal envia comunicações e fragata com apoio aéreo para Cabo Verde

Vulcão da ilha do Fogo entrou em erupção no domingo de manhã.

Foto
A erupção de 1995 do vulcão da ilha do Fogo Daniel Rocha

Portugal vai enviar para Cabo Verde meios de comunicação por satélite e uma fragata com apoio aéreo, na sequência da erupção vulcânica na ilha do Fogo, em resposta a um pedido de ajuda das autoridades cabo-verdianas. Segundo uma nota divulgada pelo gabinete do primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho “respondeu positivamente ao pedido de apoio das autoridades cabo-verdianas” numa conversa telefónica que manteve esta quarta-feira com o seu homólogo cabo-verdiano, José Maria Neves.

“Neste contexto, serão, de imediato, enviados meios de comunicação por satélite, assim como o necessário apoio técnico à sua utilização. No quadro da ajuda solicitada, foi, ainda, disponibilizada a fragata Álvares Cabral, da classe Vasco da Gama, com o necessário apoio aéreo para missões de apoio e de evacuação médica e humanitária, que partirá nas próximas 48 horas”, refere a nota enviada à agência Lusa.

O Governo português “mantém a sua disponibilidade para considerar outras solicitações que possam ser apresentadas” pelo Governo de Cabo Verde, no âmbito do programa de cooperação entre os dois países, refere a mesma nota.

O vulcão da ilha cabo-verdiana do Fogo entrou em erupção no domingo e obrigou a um plano de evacuação de vários pontos da ilha. Até agora, não há qualquer registo de vítimas da erupção vulcânica, embora os danos materiais sejam já significativos, sobretudo na zona de Chã das Caldeiras, cuja maioria da população dos aglomerados populacionais aí existentes, com cerca de 1000 pessoas, já foi retirada e realojada em diversos pontos da ilha.

A última erupção ocorreu em 1995, mas um geofísico cabo-verdiano ligado à protecção civil, em declarações à Rádio Nacional de Cabo Verde (RCV), indicou que os dados disponíveis apontam para que o incidente terá proporções idênticas às da registada em 1951, a mais grave das últimas décadas.

Sugerir correcção
Comentar