Plataforma vai impugnar o concurso Investigador FCT 2013

Fundação para a Ciência e a Tecnologia indeferiu pedido de anulação feito por um grupo de cientistas do concurso que selecionou 210 investigadores entre 1497 candidatos para trabalharem em Portugal.

Foto
O concurso Investigador FCT foi uma aposta do actual Governo para atrair investigadores de todo o mundo Nuno Ferreira Santos

O pedido de anulação do concurso Investigador FCT 2013 feito pela Plataforma em Defesa da Ciência e do Emprego Científico em Portugal foi indeferido, soube-se nesta quarta-feira. Em resposta, a plataforma vai avançar com um processo de impugnação do concurso.

“Não nos resta outra opção que não a impugnação judicial do concurso”, lê-se num post no Facebook da Plataforma, que tem o link para o seu blogue, onde se pode ver o documento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) assinado por Alexandre Caldas, director do Departamento de Formação dos Recursos Humanos em Ciência e Tecnologia da fundação.

O concurso Investigador FCT é um concurso internacional para lugares de investigação durante cinco anos em Portugal de cientistas “excepcionais”, refere a fundação. O concurso, lançado em 2012, selecionou no ano passado 210 investigadores entre 1497 candidatos.

A principal queixa da plataforma é a condução do processo de avaliação, dizendo que houve duas fases de avaliação, quando a FCT anunciou uma só. A fundação nega ter havido qualquer irregularidade no processo.

A 30 Dezembro, a plataforma apresentou uma reclamação à FCT, na qual pediu a anulação do concurso. A 7 de Janeiro a plataforma votou em plenário que avançaria com a impugnação do concurso Investigador FCT de 2013, caso este pedido de anulação fosse indeferido.
 
 
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar