O robô Curiosity da NASA não detectou matéria orgânica em Marte

Os rumores que têm circulado nos últimos dias acerca da possível detecção de “ingredientes” da vida no planeta vermelho são infundados.

Foto
O robô Curiosity descobriu vestígios de um antigo lago marciano NASA

Antecipando-se à apresentação dos mais recentes resultados da missão do robô Curiosity, que terá lugar esta segunda-feira em São Francisco, no Congresso de Outono da União Geofísica Americana, o Jet Propulsion Laboratory (JPL) da agência espacial norte-americana NASA em Pasadena (Califórnia) emitiu um comunicado em que se pode ler que “os rumores e especulações acerca da obtenção de resultados cruciais são incorrectos nesta fase precoce da missão”.

A conferência de imprensa, que terá início por volta das 17h (hora de Lisboa) e poderá ser acompanhada em directo, “fará o ponto da situação sobre a primeira utilização de toda a panóplia de instrumentos analíticos do robô”, salienta ainda o comunicado do JPL.

“Uma classe de substâncias cuja existência o Curiosity está a procurar são os compostos orgânicos – produtos químicos que contêm carbono e podem por isso ser os ingredientes da vida. Mas nesta fase da missão, os instrumentos do robô não detectaram qualquer indício conclusivo da existência de compostos orgânicos em Marte.”  

A missão do robô, que deverá prolongar-se por dois anos e investigar se as condições na cratera Gale de Marte poderão ter sido favoráveis à vida microbiana, começou a 6 de Agosto passado, quando o Curiosity pousou no planeta vermelho, “e está a ultrapassar todas as expectativas”, diz ainda a NASA. 
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar