O novo mundo dos rótulos

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As empresas terão de renovar os rótulos dos produtos alimentares até ao final de 2016 Paulo Pimenta (arquivo)

As novas regras entraram em vigor a 13 de Dezembro de 2014. Mas as empresas têm dois anos para esgotar os stocks dos seus produtos alimentares actuais, enquanto preparam os novos rótulos com todas as exigências da União Europeia (UE).

Há várias regras novas, destinadas a todos os produtores alimentares à venda na UE, que os fabricantes terão de ter em conta para os rótulos: um tamanho de letra mínimo para facilitar a leitura da informação; a identificação clara das substâncias alergénicas dos produtos, como a soja, as nozes, o glúten ou a lactose; o valor nutritivo dos alimentos; a discriminação da origem da produção da carne e dos vegetais, óleos e outras gorduras, usados nos produtos; a indicação de ingredientes que substituem alimentos. Com estas mudanças na rotulagem dos produtos, a UE espera que os “consumidores obtenham uma informação mais clara, abrangente e correcta do conteúdo alimentar, e que ajude a fazer escolhas mais informadas sobre o que comem”, diz um comunicado da Comissão Europeia.

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