Novo composto químico devolve sensibilidade à luz a ratinhos cegos

Se os resultados forem confirmados, este composto ou outros do mesmo tipo poderão ser um dia utilizados para tratar as doenças degenerativas da retina humana.

Retina humana afectada por uma degenerescência macular da idade Institutos de Saúde dos EUA

Cientistas conseguiram restaurar a sensibilidade à luz dos olhos de ratinhos cegos graças a uma substância, por eles desenvolvida, que permitiu que certas células da retina dos animais, que habitualmente não reagem à luz, passassem a fazê-lo. Os resultados foram publicados na revista Neuron.

As doenças degenerativas da retina, tais como a retinitis pigmentosa ou a degenerescência macular da idade, são causadas pela morte dos foto-receptores dos olhos – ou seja, das únicas células da retina capazes de captar a luz emitida pelo mundo à nossa volta. Actualmente, não existe nenhum tratamento capaz de inverter esta situação.

A retina possui três camadas de células nervosas e é na camada mais superficial que se encontram as células foto-receptoras (chamadas cones e bastonetes). E mesmo se o resto da retina permanece intacta, a perda dos foto-receptores faz com que os doentes percam a visão. A informação luminosa deixa de ser transmitida para a camada mais profunda da retina, onde se encontram outras células, ditas ganglionares, que normalmente enviariam essa informação para o cérebro.

Richard Kramer, da Universidade da Califórnia (EUA), e colegas já tinham inventado compostos químicos que, em condições de iluminação ultravioleta intensa, tornavam fotossensíveis as células ganglionares, que passavam assim a substutuir os foto-receptores perdidos e faziam com que ratinhos cegos voltassem a conseguir ver luz. E agora, fabricaram um novo composto, denominado DENAQ, que funciona com a normal luz do dia. Basta uma injecção do composto no olho para conferir sensibilidade à luz durante vários dias.

“Vão ser precisos mais estudos, em mamíferos maiores, para avaliar a segurança a curto e longo prazo do DENAQ e dos compostos relacionados”, disse Kramer à Neuron. “Isso vai demorar mais alguns anos, mas se conseguirmos provar que são seguros, estes compostos poderão um dia ser úteis para restaurar a sensibilidade à luz dos olhos de doentes humanos.” Porém, Kramer é prudente e acrescenta: “Quanto à questão de saber se conseguiremos devolver-lhes uma visão normal, ainda está em aberto”.