Mulheres sentem-se mais atraídas por homens com pénis grandes

Estudo revela que elas gostam mais de homens altos e espadaúdos e com o pénis grande. Preferência pode ter tido consequências na evolução do órgão sexual masculino.

Foto
A estátua de David de Michelangelo, uma das representações mais famosas na arte de um corpo masculino Max Rossi/Reuters (arquivo)

O tamanho do pénis é uma característica anatómica do homem que contribui para atracção sexual da mulher e poderá ter tido importância na sua evolução. As mulheres sentem-se mais atraídas por homens com pénis grande, revela um artigo publicado nesta segunda-feira na revista Proceedings of the Natural Academy of Sciences dos Estados Unidos.

“Desde há muito tempo que este tema entusiasma a imaginação do público”, diz o biólogo Michael Jennions, da Universidade Nacional Australiana, em Camberra, que liderou o estudo. “Se olharmos para as revistas que estão nos quiosques, muitas vezes há artigos com títulos como Será que o tamanho do pénis é importante?”, destaca o cientista, citado pela agência AFP, explicando que a equipa tentou abordar o tema do ponto de vista científico.

“Os biólogos acreditam que, antes, quando o homem moderno não utilizava roupa, as mulheres utilizavam o tamanho do pénis como um dos factores para escolher o melhor parceiro para a reprodução, mas pouco foi feito para testar esta hipótese”, explica o cientista. Esta hipótese obriga a considerar que, ao longo da evolução, se escolheram homens com pénis maiores.

A equipa australiana tentou avaliar este factor, mas num contexto mais alargado do corpo masculino. Os cientistas tiveram em conta a altura do homem e a largura dos ombros em relação à largura da cintura. Deste modo, construíram várias figuras, anatomicamente perfeitas de homens. Iam variando o tamanho do pénis flácido, entre 5 e 13 centímetros de comprimento com diâmetro proporcional; a altura, entre 1,63 e 1,87 metros; e a largura dos ombros. Ao todo, foram produzidas 343 figuras diferentes.

Depois, 105 mulheres heterossexuais, com uma idade média de 26 anos, participaram no estudo: observaram 53 das 343 figuras masculinas em tamanho real, escolhidas à sorte, e atribuíram a cada uma delas valores de um a sete, consoante o grau de atracção que sentiam. As participantes só sabiam que estavam a entrar num estudo sobre atracção sexual genérica, não tinham conhecimento de que o objectivo era avaliar se o tamanho do pénis influenciava a atracção que as mulheres têm pelos homens.

Estudos anteriores já tinham mostrado que as mulheres preferem homens altos e com os ombros largos. O novo trabalho revelou que o tamanho do pénis também é importante para a atracção sexual, e confirmou que elas preferem homens mais altos e espadaúdos.

Apesar de os pénis maiores corresponderem a uma maior atracção, o aumento de atracção já não é tão acentuado a partir dos 7,6 centímetros de comprimento quando não está erecto. Mais, os cientistas verificaram que a atracção pelo tamanho do pénis dependia do resto do corpo masculino. “Se um homem tiver um corpo pequeno em forma de pêra [com a cintura mais larga do que os os ombros], um pénis grande não vai aumentar o seu sex appeal”, diz ainda Brian Mautz, co-autor do artigo. Por outro lado, os pénis grandes provocavam maior atracção numa figura masculina mais alta ou com os ombros maiores.

“Os nossos resultados apoiam a hipótese de que a escolha sexual das mulheres levou à evolução de pénis maiores nos humanos”, conclui o artigo.
 
 
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar