Os mexilhões de água doce da Europa estão ameaçados

Estudo internacional coordenado pela Universidade do Porto.

Mexilhão de água doce da espécie Anodonta anatina Joel Berglund

Os mexilhões de água doce em toda a Europa estão “fortemente ameaçados”, com 75% das espécies em risco, conclui um estudo científico europeu liderado por investigadores do Centro de Investigação de Marinha e Ambiental da Universidade do Porto

As várias actividades humanas que resultam em perda e fragmentação do habitat, poluição, introdução de espécies invasoras, exploração excessiva de recursos e mudanças na temperatura e regimes de caudais são as principais causas identificadas como sendo “responsáveis pelo declínio destas espécies a nível europeu, incluindo em Portugal”, revela a investigação noticiada pela agência Lusa.

O estudo sobre o estatuto de conservação dos mexilhões de água doce na Europa e os desafios futuros foi publicado na revista Biological Reviews. Contou com Manuel Lopes-Lima, investigador do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto, e Ronaldo Sousa, professor no Departamento de Biologia da Universidade do Minho, como autores principais da investigação, e envolveu um total de 49 investigadores de 26 países europeus.

O estudo científico alerta para o facto de que os mexilhões de água doce (da ordem Unionida) serem um dos grupos de organismos mais ameaçados no planeta. “Do total de 478 espécies avaliadas (...), 30% encontram-se ameaçadas e 22 extintas, estando globalmente em forte declínio”, lê-se em comunicado da Universidade do Porto.

Os mexilhões, que são moluscos, são espécies responsáveis por “importantes funções e serviços ambientais”, tais como a filtração da água, intervenção nos ciclos biogeoquímicos, habitat para outras espécies associadas e fonte de alimento para outros animais, pelo que o seu declínio poderá gerar graves impactos em ecossistemas aquáticos, alertam os investigadores.

Os cientistas defendem a necessidade de mais medidas de conservação no terreno e campanhas de educação ambiental e ciência-cidadã, de forma a ajudar a compreender e conservar os mexilhões.

O ciclo de vida dos mexilhões consiste nas larvas destes animais passarem obrigatoriamente por uma fase como parasitas, utilizando peixes como hospedeiros, o que aumenta substancialmente o seu poder de colonização, incluindo a possibilidade de dispersão para montante nos rios. Essa característica faz com que os moluscos sejam bioindicadores do estado das populações piscícolas, uma vez que o bom estado das populações de mexilhões de água doce indica que as populações de peixes hospedeiros estarão também em boas condições.