Médicos fazem primeiro transplante de duas mãos do Reino Unido

Paciente tinha sofrido um acidente no trabalho.

Um homem de 57 anos é a primeira pessoa no Reino Unido a receber um duplo transplante de parte das mãos após um acidente de trabalho, há três anos, informaram esta sexta-feira os meios de comunicação britânicos.

Chris King, da localidade de Doncaster, foi operado na Enfermaria Geral de Leeds, no Norte de Inglaterra. O paciente, que num acidente laboral com uma máquina de prensar perdeu parte das mãos, com excepção dos polegares, afirmou que já executa algum movimento e qualificou “a doação” como “formidável”.

“Não poderia pedir nada melhor. É melhor que ganhar a lotaria, porque se sente tudo outra vez”, declarou Chris King aos media, sublinhando: “São as minhas mãos, as minhas mãos realmente. O sangue corre por elas. Os meus tendões estão unidos. São meus.”

O médico Simon Kay, especialista em cirurgia plástica, no centro médico de Leeds, foi o responsável pela operação, a primeira em que se transplantou duas mãos a um só paciente no Reino Unido. O primeiro transplante duplo de mãos foi há cerca de 16 anos, em França.

Segundo o especialista, nesta intervenção existiram outros aspectos a ter em conta, uma vez que não se tratou de órgãos internos. “Ninguém se importa com o aspecto de um rim, desde que este funcione”, mas no caso das mãos, os especialistas devem considerar a compatibilidade imunitária, bem como a sua adequabilidade, pois estas “são vistas todo o tempo”, afirmou Simon Kay.

Chris King disse acreditar que rapidamente poderá segurar uma garrafa de cerveja e desabafou que as mãos parecem terem sido “feitas à medida”.

 

Sugerir correcção
Comentar