Maior telescópio português restaurado pela Universidade do Porto

Equipamento foi adquirido na década de 70.

O grande telescópio do Observatório Astronómico Prof. Manuel de Barros, considerado o maior equipamento português do género, foi restaurado pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e volta a funcionar a partir das 18h30 deste sábado.

Na altura da inauguração, em que estará a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, vão estar disponíveis um conjunto de actividades de animação e observação astronómica para o público.

O telescópio, situado na Alameda do Monte da Virgem, em Vila Nova de Gaia, foi adquirido na década de 70 e acabou por ficar “desactualizado perante as novas tecnologias de observação astronómica e a sua inactividade criou espaço para a sua deterioração”, lê-se num comunicado da Universidade do Porto.

A Faculdade de Ciências, responsável pela gestão do observatório, reabilitou “por completo” o equipamento, estando este agora em condições para ser utilizado em projectos de investigação científica de âmbito internacional.

Em 2013, a instituição renovou também o círculo meridiano de espelhos, um instrumento adquirido em 1957, capaz de determinar a hora através de técnicas astronómicas.

O objectivo destas iniciativas é devolver ao observatório, lançado nos anos 40, “o seu propósito de ensino e investigação nas áreas da astronomia e da engenharia geográfica”, segundo o comunicado. Pretende-se ainda que este seja um espaço de divulgação científica, dirigido a todos os públicos, em particular aos mais jovens.

Sugerir correcção
Comentar