Lançamento do novo foguetão japonês suspenso nos últimos segundos

Há 12 anos que Japão não lança um novo um foguetão. Falha informática terá causado o cancelamento da missão.

Foto
O lançamento do foguetão já tinha sido adiado há poucos dias Jiji Press/AFP

O lançamento do foguetão japonês Épsilon foi suspenso 15 segundos antes do início de ascensão, nesta terça-feira, às 5h45 (hora de Lisboa). A paragem da missão foi causada por uma falha informática, avança a agência Reuters.

O foguetão estava no Centro Espacial de Uchinoura, na prefeitura de Kagoshima, no Sul do país. O lançamento estava a ser emitido na Internet com comentários em inglês. Mas, no final da contagem decrescente, às 13h45 locais, nada aconteceu.

“Estamos a investigar o que se passou e iremos informar o sucedido posteriormente”, disse um porta-voz da agência espacial japonesa Jaxa à agência AFP.

Há 12 anos que o Japão não lançava um novo foguetão. O lançamento do Épsilon, de 24 metros de altura, já tinha estado marcado para 22 de Agosto, mas tinha sido adiado na altura. A máquina ia transportar para o espaço o SPRINT-A, o primeiro satélite japonês de análise do ambiente de planetas do nosso sistema solar: Vénus, Marte e Júpiter.

O Épsilon tem um programa informático inovador, que permite fazer automaticamente as verificações do próprio foguetão. Além disso, o aparelho é mais pequeno do que os anteriores foguetões. Por isso, pode ser montado rapidamente, reduzindo o número de trabalhadores e o material necessário.


“Este era o primeiro voo e já tinha sido adiado, agora voltou a ser adiado”, disse à agência Reuters Yukihiro Kumagai, um analista da empresa de seguros Jefferies & Co. “Inevitavelmente, isto vai levantar algumas questões, mas é pouco provável que tenha alguma influência [na ambição do Japão em conquistar espaço no mercado mundial de lançamento de satélites]”, explicou, citado pela Reuters, adiantando que o próximo lançamento do Épsilon só estava marcado para 2015.

Sugerir correcção
Comentar