Lâmpadas LED reduzem a captura de tartarugas em redes de pesca

Investigação no México mostra como o uso destas lâmpadas pode reduzir a captura acidental de tartarugas marinhas sem ter impacto no valor comercial das pescas.

Foto
As tartarugas marinhas acabam muitas vezes presas nas redes de pesca DR

As capturas involuntárias pelas redes de pesca dizem respeito não só a peixes sem valor comercial, mas também a outras espécies como aves marinhas, golfinhos ou tartarugas. Estas capturas acidentais intensificam o declínio de espécies já com um estatuto vulnerável, pelo que os cientistas procuram desenvolver métodos que reduzam a quantidade de animais apanhados involuntariamente nas redes.

Existem algumas medidas em estudo que incluem tanto acções de sensibilização e aconselhamento como alterações nas redes de pesca. A iluminação destas redes com luz ultravioleta em lâmpadas LED, para evitar que as tartarugas marinhas ficassem presas nas redes, foi apresentada por John Wang, do Instituto Associado para a Investigação Marinha e Atmosférica, da Universidade do Havai (Estados Unidos), e respectiva equipa, na revista Biology Letters.

Os investigadores compararam o número de capturas entre redes de pesca iluminadas com lâmpadas LED ultravioleta (comprimento de onda de 396 nanómetros) e redes com as lâmpadas equivalentes desligadas (funcionando como redes de controlo), em 11 pares de redes durante 2001 e 2002. As redes foram colocadas em Punta Abreojos, na Baixa Califórnia do Sul, no México, por apresentar uma elevada densidade de tartarugas marinhas. Com 123 capturas nas redes iluminadas e 209 nas redes de controlo, os investigadores conseguiram mostrar, neste caso, uma diminuição de quase 40% nas capturas devido às lâmpadas LED.

Integrado no mesmo estudo, utilizaram 36 de pares de redes com lâmpadas LED ultravioleta ligadas e desligadas, na Baía dos Anjos, na Baixa Califórnia (também México), que permitiu avaliar o efeito da presença das lâmpadas na captura de peixes de valor comercial. Entre os 355 exemplares de peixes capturados nas redes de controlo e os 309 das redes iluminadas não existem diferenças significativas, nem houve diferenças nos valores venda dos peixes na lota.

Embora, neste estudo, os cientistas tenham conseguido provar que há diminuição da captura acidental de tartarugas marinhas sem haver impacto na captura de peixes comerciais, defendem que são necessários mais investigações sobre a influência de vários comprimentos de onda (da luz) no comportamento dos animais, as diferenças entre dia e noite e a influência da transparência da água.

“Envolver os pescadores e as suas comunidades em estudos de redução de capturas involuntárias mostrou ser essencial”, conclui John Wang no artigo, com a vantagem de que as iluminações LED já são amplamente utilizadas na pesca devido aos seus custos cada vez mais reduzidos.

Sugerir correcção
Comentar