Japão lança com sucesso o foguetão Épsilon

O mais recente equipamento japonês do género transportou um telescópio destinado à observação do ambiente de planetas do nosso sistema solar.

Momento do lançamento do foguetão no Centro Espacial de Uchinoura
Fotogaleria
Momento do lançamento do foguetão no Centro Espacial de Uchinoura AFP
Fotogaleria
JIJI PRESS/AFP
Um grupo de coinvidados assiste ao lançamento no Museu Nacional de Ciências Emergentes e Inovação em Tóquio
Fotogaleria
Um grupo de coinvidados assiste ao lançamento no Museu Nacional de Ciências Emergentes e Inovação em Tóquio TOSHIFUMI KITAMURA/Reuters
Japoneses assistem ao lançamento do foguetão
Fotogaleria
Japoneses assistem ao lançamento do foguetão RIE ISHII/AFP
Fotogaleria
Kyodo/Reuters

Depois de duas tentativas fracassadas no mês passado, o Japão conseguiu lançar este sábado o seu mais recente foguetão, o Épsilon. A sua missão: transportar um telescópio destinado à observação dos planetas do nosso sistema solar a partir do espaço.

Pela primeira vez em 12 anos, o Japão avança com um novo modelo de foguetão. Este sábado, pelas 14h locais (06h de Lisboa), o Épsilon, com cerca de 24 metros de altura e 91 toneladas de peso, iniciou a sua missão, depois de ter sido lançado a partir do Centro Espacial de Uchinoura, na prefeitura de Kagoshima, no Sul do país. 

O foguetão transportou o SPRINT-A, o primeiro satélite japonês de análise do ambiente de planetas do nosso sistema solar: Vénus, Marte e Júpiter. "Decorreu tudo de forma perfeita", assegurou a agência espacial japonesa Jaxa, citada pela AFP. "O telescópio satélite SPRINT-A separou-se como previsto do foguetão", cerca de uma hora depois do seu lançamento, confirmou ainda a Jaxa.

Antes do lançamento bem sucedido do Épsilon, tinham já sido feitas duas tentativas para o colocar no espaço. A primeira a 22 de Agosto e a última cinco dias depois. No dia 27, uma falha informática impdiu o lançamento do equipamento.

Aquele que é visto como a grande esperança do Japão conseguir dar provas de que tem capacidade para entrar na indústria multibilionária de lançamento de satélites, tem um programa informático inovador, que permite fazer automaticamente as verificações do próprio foguetão. Além disso, o aparelho é mais pequeno do que os anteriores foguetões. Por isso, pode ser montado rapidamente, reduzindo o número de trabalhadores e o material necessário.

Sugerir correcção
Comentar