Islândia baixa alerta à aviação de vermelho para laranja

Afinal, o vulcão Bardarbunga não entrou em erupção sub-glaciar neste sábado. Mas a actividade sísmica na região continua intensa.

Foto
Glaciar que está por cima do vulcão Bardarbunga Sigtryggur Johannsson/Reuters

O Instituto de Meteorologia da Islândia baixou o alerta de vermelho para laranja para a aviação neste domingo. O aviso tinha sido lançado no sábado, depois de se pensar que estava a acontecer uma erupção do vulcão Bardarbunga, no centro da Islândia.

Este vulcão está sob uma camada de gelo com uma espessura entre os 150 e os 400 metros. Os especialistas do Instituto de Meteorologia temiam que as centenas de sismos sentidos fossem uma indicação de que se estivesse já a registar uma erupção sub-glaciar que estaria prestes a romper a camada de gelo. Mas não era assim.

“As observações mostram que a erupção sub-glaciar não ocorreu ontem [sábado]. O sinal de intensa actividade sísmica de baixa-frequência observado terá por isso outra explicação”, lê-se no site do Instituto de Meteorologia da Islândia. Mas continuam a registar-se sismos - durante a madrugada, houve pelo menos 700, os mais fortes com 5,1 e 5,3 na escala de Richter. Por isso o aviso à aviação foi aliviado um grau apenas, para laranja. É o segundo mais grave numa escala de cinco alertas.

No entanto, os especialistas continuam de olhos postos no vulcão. “Não há indicações de que a actividade esteja a abrandar, por isso a possibilidade de erupção não pode ser excluída”, lê-se no último comunicado deste domingo. 

O vulcão Bardarbunga, que integra o maior sistema de vulcões da Islândia, entrou em actividade no dia 16, e face a indícios de que uma erupção poderia estar iminente, foi decidido evacuar as zonas mais próximas – a região, no centro do país, não tem habitantes permanentes, mas situa-se dentro dos limites de um parque nacional muito frequentado por turistas nacionais e estrangeiros.

Sugerir correcção
Comentar