ISCTE dá 400 mil euros de prémios aos seus investigadores

Distinguidos os autores de 144 artigos científicos, que vão partilhar entre si o prémio.

Foto
Cartoon sobre os resumos, ou abstracts, no início dos artigos científicos Statistically Funny Blogspot

O ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (IUL) decidiu atribuir um total de 400 mil em prémios aos seus investigadores, que serão entregues na cerimónia de encerramento da Semana da Investigação 2015, na próxima sexta-feira, 19 de Junho. Os contemplados são os autores de 144 artigos científicos publicados em 2014 em revistas prestigiadas, anuncia o ISCTE em comunicado.

Os artigos distinguidos foram publicados em revistas classificadas nos quartis superiores do Journal Citation Reports, da Thomson Reuters, ou do SCImago Journal & Country Rank, que compilam informação bibliométrica sobre a produção científica (como por exemplo o número de citações que um artigo recebeu nos artigos de outros cientistas, o que é um indicador da sua importância).

Os 400 mil euros vão ser distribuídos por 118 investigadores do ISCTE-IUL, que são autores dos 144 artigos – o que significa que cada artigo vai ser premiado com cerca de 2800 euros, que terão de ser gastos em investigação. Atribuído desde 2011, este prémio para os docentes e investigadores que se distinguiram internacionalmente tinha até agora o valor de 200 mil euros.

“É um incentivo à investigação científica sem paralelo em Portugal”, sublinha, no comunicado, Carina Cunha, coordenadora do Gabinete de Apoio à Apoio à Investigação do ISCTE-IUL e que também coordena a Semana da Investigação 2015, onde a partir da próxima segunda-feira se irá debater o trabalho científico sobre a ciência e inovação, a saúde, as desigualdades sociais ou o turismo.

 

Sugerir correcção
Ler 2 comentários