IPPAR cancela abertura do túmulo de D. Afonso Henriques

Foto
O ministério vai emitir um comunicado nas próximas horas Paulo Ricca/PÚBLICO

O Instituto Português do Património Arquitectónico cancelou a abertura do túmulo onde estão depositados os restos mortais de D. Afonso Henriques, em Coimbra, que estava marcada para as 17h00 de hoje, disse ao PÚBLICO o assessor de imprensa da ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima. Nélson Lopes avançou que as razões desta decisão vão ser explicadas num comunicado a divulgar nas próximas horas.

O túmulo da igreja do Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra, guarda duas pequenas urnas de madeira, uma sobre outra. Segundo a investigadora Eugénia Cunha, que formalizou o pedido de levantamento junto do IPPAR, a segunda urna deve ser da mulher de D. Afonso Henriques, D. Mafalda.

Os restos mortais do fundador da nacionalidade e de D. Mafalda terão sido sepultados no mesmo túmulo à entrada da igreja do Mosteiro, mas o rei D. Manuel considerou o sepulcro medieval demasiado modesto e ordenou que se fizesse outro.

Em 1515, os restos mortais dos monarcas foram transladados para o novo túmulo, que ficaria na nave da igreja. Entre 1522 e 1530, foram de novo transladados, para a capela-mor, onde se encontram actualmente.

Sugerir correcção
Comentar