Investigador português do MIT Portugal recebe prémio internacional

Estudo sobre as implicações económicas, sociais e políticas de diferentes tipos de habitação na expansão de uma cidade.

Foto
Vasco Portugal DR

O investigador Vasco Portugal venceu com dois colegas do Instituto de Tecnologia do Massachusetts (MIT) o prémio de melhor investigação para a “Inovação na Redução da Pobreza Urbana”.

O prémio é atribuído pela Agência Norte-Americana de Ajuda ao Desenvolvimento Internacional (USAID), o centro de estudos The Woodrow Wilson, o Banco Mundial e a Cities Alliance. Vasco Portugal disse que é “muito bom ver este trabalho reconhecido por organizações mundiais com a força e importância” destas quatro organizações.

O prémio pretende distinguir investigações “baseadas em políticas e orientadas para soluções que analisem criticamente projectos já existentes e proponham novas estratégias para lidar com problemas relacionados com a pobreza urbana”.

O investigador português investigou, com os seus colegas Caleb Harper e Layla Shaikley, as implicações económicas, sociais e políticas que diferentes tipos de habitação podem ter na expansão de uma cidade. Os três investigadores estudaram o exemplo da cidade de Manaus, na Amazónia brasileira, durante uma investigação no ano passado.

O trabalho, apresentado a 14 de Novembro no Centro Woodrow Wilson, em Washington, será, juntamente com outras sete investigações, publicado numa revista especializada, dedicada ao tema ao tema da inovação no desenvolvimento urbano. O estudo foi considerado relevante no contexto actual, em que se prevê um crescimento exponencial da população mundial, sobretudo nos países em desenvolvimento.

Vasco Portugal valorizou a distinção porque, considerou, pode ter um impacto directo nas intervenções dos bancos para o desenvolvimento. “É evidente que estamos todos muito satisfeitos por ver o reconhecimento traduzido numa publicação e interesse por apadrinhar uma segunda fase de investigação”, disse.

 

Sugerir correcção
Comentar