Há uma semana que não há casos novos de ébola

Os três países da África Ocidental com ébola desde Março de 2014 continuam em alerta.

Foto
É preciso esperar 42 dias desde que se deu alta ao último doente com ébola, para um país ser declarado livre da doença Pascal Guyot/AFP (Arquivo)

Os três países da África Ocidental que foram atingidos pela epidemia do ébola tiveram, pela primeira vez desde Março de 2014, uma semana sem novos casos desta doença viral, anunciou a Organização Mundial da Saúde (OMS) na quarta-feira.

Mais de 11.000 pessoas morreram na Guiné-Conacri, na Libéria e na Serra Leoa no pior surto de ébola de sempre, mas não houve casos novos na semana de 4 de Outubro, adiantou a OMS.

Apesar dos casos novos terem estado a diminuir desde o início do ano, a OMS diz que ainda há um risco para a doença reaparecer. “Mais de 500 pessoas que estiveram em contacto com doentes continuam a ser seguidas na Guiné-Conacri, e foram perdidos vários contactos de alto risco, associados a cadeias de transmissão recentemente activas na Guiné-Conacri e na Serra Leoa”, explica o relatório da organização.

A Serra Leoa deu alta aos seus últimos doentes de ébola a 28 de Setembro, e tem de esperar 42 dias até que seja declarada livre da doença. A 3 de Setembro, a Libéria deu alta ao último doente de ébola.

O último caso de ébola na Guiné-Conacri foi detectado a 27 de Setembro.

Sugerir correcção
Comentar