Greenpeace protesta na Roménia contra a maior mina de ouro a céu aberto da Europa

Foto
O ministro do Ambiente romeno e os activistas da Greenpeace Bogdan Cristel/Reuters

Activistas da Greenpeace acorrentaram-se hoje no gabinete do Ministério do Ambiente romeno para protestar contra a eventual aprovação do projecto que cria a maior mina de ouro a céu aberto da Europa, numa pequena cidade dos Cárpatos.

É esperada para breve uma decisão sobre a licença ambiental ao projecto, que pretende usar cianeto para extrair 314 toneladas de ouro e 1500 toneladas de prata perto da cidade de Rosia Montana.

Vinte activistas da Greenpeace – vindos da Roménia, Hungria, Alemanha, Áustria, Itália e Eslovénia – conseguiram entrar no edifício do Ministério do Ambiente, em Bucareste. Usando casacos amarelos, ajoelharam-se silenciosamente ou sentaram-se na carpete vermelha do gabinete do ministro Laszlo Borbely, segurando cartazes, onde se lia: “Salvem Rosia Montana” e “Não ao cianeto em Rosia Montana”.

“Eles não me assustaram”, disse o ministro do Ambiente aos jornalistas. “Disse-lhes que só aceitarei este projecto se estiver 100% convencido de que não irá prejudicar o Ambiente”, acrescentou.

O projecto, que tem estado a ser elaborado há 14 anos, é da responsabilidade da Rosia Montana Gold Corporation, empresa detida maioritariamente pela canadiana Gabriel Resources Ltd. O Governo romeno detém 19%.

Ao longo dos anos tornou-se num projecto polémico, alvo de duras críticas de grupos civis, ambientalistas e da vizinha Hungria. Este país afirma que a mina vai destruir antigas minas de ouro do tempo dos romanos e que pode levar a um desastre ecológico.

“Não há uma forma amiga do Ambiente de usar cianeto. Não queremos uma catástrofe em Rosia Montana”, disse Gergely Simon, da Greenpeace.

Outros protestos foram organizados para as embaixadas romenas em Sofia, Viena, Budapeste e Varsóvia, com activistas a entregar barris de peixes mortos e petições para banir o uso de cianeto na indústria mineira na Roménia.

A Gold Corporation propõe quatro pedreiras que irão destruir três localidades.

O Presidente Traian Basescu apoia o projecto e diz que vai atrair investimento estrangeiro. No fim-de-semana, centenas de pessoas protestaram em Bucareste contra o plano mineiro mas em Rosia Montana, outras tantas protestaram a favor, alegando que vai trazer postos de trabalho e dinheiro a uma cidade empobrecida.

Sugerir correcção
Comentar