Foguetão russo com satélite norte-americano cai no Pacífico

Queda ocorreu após voo de 50 segundos. Lançamento foi feito por empresa mista criada em 1995

Lançamento feito pela Sea Launch em 2006 AP

Um foguetão russo-ucraniano que transportava um satélite norte-americano de telecomunicações caiu, pouco depois de ter sido lançado, nesta sexta-feira de manhã, de uma plataforma flutuante, no oceano Pacífico.

“Houve um problema no lançamento do foguetão Zenit. O foguetão caiu no oceano Pacífico”, disse à AFP uma fonte da empresa russa Energuia, que produziu o foguetão e tem uma parceria com a norte-americana Boeing para fazer lançamentos no mar.

O foguetão Zenit-3SL, que transportava o satélite Intelsat 27, caiu “50 segundos depois de ter descolado”, pouco antes das 7h (hora de Portugal continental), disse o principal responsável da Energuia, Vitali Lopota, à agência russa Ria Novosti. “Estamos a procurar perceber o que se passou.”

Iniciamente previsto para quinta-feira, o lançamento foi adiado por 24 horas devido a “problemas de organização” não relacionados “nem com o estado técnico do foguetão, nem com as condições meteorológicas”, diz um comunicado da empresa russa.

O lançamento foi feito pela Sea Launch, empresa mista criada em 1995. É detida em 40% pela Boeing, em 25% pela Energuia, em 20% pela norueguesa Kvaerner e em 15% pelos ucranianos Ioujnoié e Ioujmachzadov.

A Sea Launch começou a fazer lançamento de foguetões com satélites em 1999. Segundo a BBC, regista apenas “duas falhas totais” em 34 lançamentos.
 

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.

Nos Blogues