Um foguetão russo-ucraniano que transportava um satélite norte-americano de telecomunicações caiu, pouco depois de ter sido lançado, nesta sexta-feira de manhã, de uma plataforma flutuante, no oceano Pacífico.
“Houve um problema no lançamento do foguetão Zenit. O foguetão caiu no oceano Pacífico”, disse à AFP uma fonte da empresa russa Energuia, que produziu o foguetão e tem uma parceria com a norte-americana Boeing para fazer lançamentos no mar.
O foguetão Zenit-3SL, que transportava o satélite Intelsat 27, caiu “50 segundos depois de ter descolado”, pouco antes das 7h (hora de Portugal continental), disse o principal responsável da Energuia, Vitali Lopota, à agência russa Ria Novosti. “Estamos a procurar perceber o que se passou.”
Iniciamente previsto para quinta-feira, o lançamento foi adiado por 24 horas devido a “problemas de organização” não relacionados “nem com o estado técnico do foguetão, nem com as condições meteorológicas”, diz um comunicado da empresa russa.
O lançamento foi feito pela Sea Launch, empresa mista criada em 1995. É detida em 40% pela Boeing, em 25% pela Energuia, em 20% pela norueguesa Kvaerner e em 15% pelos ucranianos Ioujnoié e Ioujmachzadov.
A Sea Launch começou a fazer lançamento de foguetões com satélites em 1999. Segundo a BBC, regista apenas “duas falhas totais” em 34 lançamentos.

Comentários