Físicos do CERN estão cada vez mais convencidos de terem encontrado o bosão de Higgs

Foto
As experiências no LHC estão paradas até, pelo menos, o final de 2014 CERN

A partícula que o CERN anunciou ter encontrado a 4 de Julho de 2012 está a ganhar cada vez mais definição aos olhos dos cientistas do Laboratório Europeu de Física de Partículas. Todos os dados apontam para que seja, de facto, o bosão de Higgs teorizado no Modelo Padrão – a partícula subatómica responsável por dar massa a todas as outras partículas –, anuncia um comunicado publicado nesta quinta-feira.

Rolf Heuer, director-geral do CERN, explicou o que se passava aquando o anúncio da descoberta, no ano passado. “É como se tivéssemos acabado de avistar uma pessoa ao longe”, salientou Heuer em Julho. “Para sabermos se é o nosso melhor amigo ou o seu gémeo, vamos ter de nos aproximar.”

Na altura, o CMS e o ATLAS – as duas experiências feitas por equipas independentes que procuravam pelo bosão de Higgs utilizando o LHC, o maior acelerador de partículas do mundo – descobriram uma partícula com uma massa de cerca de 125 GeV (gigaelectrão-volts), que parecia apresentar o comportamento do bosão de Higgs.

Desde aí, as duas equipas continuaram a analisar dados. Questionava-se se a partícula encontrada era, de facto, o bosão de Higgs ou um tipo de bosão de Higgs que poderia abrir portas para outro tipo de física que estava para lá do Modelo Padrão.

“Os resultados preliminares com a informação completa do ano de 2012 são magníficos e para mim é claro que estamos a lidar com o bosão de Higgs, apesar de ainda termos um longo caminho para sabermos que tipo de bosão de Higgs se trata”, diz Joe Incandela, responsável máximo pela experiência CMS, num comunicado do CERN, após uma reunião entre as duas equipas a acontecer em Genebra.

Uma característica do bosão de Higgs postulada pelo Modelo Padrão é ser uma partícula escalar, ou seja, não gira sobre si própria. Outra é ter uma paridade positiva. Estas duas características têm vindo a ser testadas e comprovadas com os dados obtidos nos últimos dois anos. Além disso, as interacções observadas entre a nova partícula descoberta e as outras partículas também indicam que é o bosão de Higgs do Modelo Padrão.

As equipas vão continuar a analisar os dados para estudar melhor a partícula encontrada em 2012. As experiências no grande acelerador de partículas estão, para já, interditas. O LHC fechou para obras em Fevereiro e só irá reabrir no final de 2014 ou no início de 2015.

Sugerir correcção
Comentar