Filósofo Michael Friedman distinguido com o Prémio Fernando Gil

Norte-americano foi premiado análise da obra Os Fundamentos Metafísicos das Ciências Naturais, publicado em 1876 pelo filósofo alemão Immanuel Kant.

O filósofo de ciência norte-americano Michael Friedman vai receber a 4 Abril, em Lisboa, o Prémio Internacional Fernando Gil 2015, pela sua obra sobre Kant, anunciou esta quarta-feira a Fundação Calouste Gulbenkian, umas das entidades promotoras do galardão.

Friedman foi distinguido pelo livro Kant's construction of nature: a reading of the metaphysical foundations of natural science, uma análise do texto Os Fundamentos Metafísicos das Ciências Naturais, publicado em 1876 pelo filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804).

O galardão, no valor de 75 mil euros, será entregue na Fundação Calouste Gulbenkian, onde o filósofo norte-americano irá proferir uma palestra, adiantou a instituição numa nota. O júri do prémio ficou “particularmente impressionado pela profundidade e exactidão do conhecimento” de Michael Friedman, de 68 anos, e que é director do Centro Patrick Suppes para a História e Filosofia da Ciência e professor de Filosofia na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

O Prémio Fernando Gil distingue “um trabalho de qualidade excepcional no domínio da filosofia da ciência, considerando quer problemas epistemológicos gerais quer problemas relativos a áreas científicas específicas”. O galardão é atribuído, de dois em dois anos, para honrar a memória e o trabalho do filósofo português Fernando Gil (1937-2006).

Para a escola neo-kantiana, de que Michael Friedman é um membro proeminente, o estudo detalhado do texto de Kant, editado em 2013, “pode fornecer a base para construir a filosofia da ciência contemporânea”, refere na sua página na internet a Fundação para a Ciência e Tecnologia, que promove também o prémio.

A obra Os Fundamentos Metafísicos das Ciências Naturais, publicada entre a primeira e a segunda edição de Crítica da Razão Pura, evoca os físicos e matemáticos Newton, Euler e Lambert e está relacionada com os escritos pré-críticos de Kant, sendo vista como “um texto central para considerar o desenvolvimento da filosofia crítica como um todo”.

Admirador da filosofia kantiana, Michael Friedman é editor e tradutor de Immanuel Kant: foundations of natural science (2004) e co-editor de The kantian legacy in nineteenth-century science (2006). Publicou ainda Reconsidering logical positivism (1999), A parting of the ways: Carnap, Cassirer and Heidegger (2000) e Dynamics of reason: the 1999 Kant lectures at Stanford University (2001).

 

Sugerir correcção
Comentar